Na noite de domingo (18), o vereador Wemerson Barriga, que atua na Câmara Municipal de Itacoatiara, no Amazonas, foi baleado enquanto ele jantava com a mulher em um restaurante, no município de Itacoatiara (distante 270 km de Manaus).
Segundo informações de testemunhas que estavam no local, dois homens chegaram em uma moto e um deles se dirigiu até o vereador e efetuou cinco disparo, ao perceber a situação o parlamentar correu, mas dois disparos atingiram a perna do vereador.
O vereador foi socorrido e levado ao Hospital José Mendes, em Itacoatiara. Ele passou por procedimento cirúrgico e segue internado, mas sem risco de vida.
Em depoimento para polícia, a vítima informou que passou a receber ameaças de morte no dia 1º de setembro, após o assassinato de um integrante de uma facção criminosa que atua na cidade.
Segundo o parlamentar, as ameaças seriam motivadas por ele ser atuante no bairro Piçarreira, onde atua uma facção criminosa rival da qual pertencem os supostos autores do atentado.
De acordo com a PC-AM, há também a hipótese da tentativa de homicídio ter sido motivada por uma disputa por território ligado ao tráfico de drogas.