
O vereador Rodrigo Guedes (PP) fez uma grave denúncia em vídeo postado nas redes sociais, cobrando ação dos poderes públicos contra o que ele considera um aumento abusivo da gasolina nos postos de Manaus. Guedes afirma que o cartel da gasolina é o principal responsável pelos preços exorbitantes, que, segundo ele, fazem de Manaus a cidade com a gasolina mais cara do Brasil.
“Exijo que a classe política, os poderes e órgãos competentes tomem providências para combater esse abuso. Faço um desafio aos donos de postos e distribuidoras de Manaus”, declarou o vereador, destacando que, embora o aumento de impostos federais e estaduais tenha sido um dos fatores, a prática de cartel continua sendo a principal razão para os altos preços.
Aumento de impostos e queda na refinaria
Rodrigo Guedes reconheceu que houve um aumento no ICMS, o imposto estadual, de R$ 0,09, além de apontar a privatização da refinaria como fatores que influenciam no preço, mas destacou que esses aumentos não são suficientes para justificar os preços praticados. “Sim, teve aumento de impostos, sim, o ICMS foi elevado, mas o preço da gasolina não justifica isso”, afirmou.
De acordo com Guedes, o preço da gasolina na refinaria caiu 24 centavos e o aumento do ICMS ainda não foi repassado aos consumidores de Manaus, sendo previsto apenas para o próximo ato do Cotepe, no dia 15 de fevereiro. Isso significa que, segundo o vereador, os postos aproveitaram a expectativa do aumento para aplicar o aumento abusivo.
Benefícios fiscais a refinarias
O vereador também criticou o papel da refinaria ATEM, que, segundo ele, é favorecida por isenções fiscais bilionárias concedidas com o apoio de dois senadores amazonenses. Ele questionou como é possível que, apesar dessas vantagens, os preços da gasolina continuem subindo sem justificativa plausível.
O Ato Cotepe
O Ato Cotepe, mencionado por Guedes, é uma reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), onde os secretários de Fazenda dos estados discutem e coordenam a política fiscal no Brasil. Guedes afirmou que o aumento no ICMS só ocorrerá após a deliberação do Ato Cotepe, que, segundo ele, não deveria ser a justificativa para os preços elevados.
Cidadãos no prejuízo
O vereador fez um apelo às autoridades estaduais e federais para que intervenham e investiguem o que considera ser um abuso do cartel. “A população está sendo roubada, e é necessário que a política tome uma atitude firme contra essa situação”, concluiu Rodrigo Guedes.







