As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) de todo o município viraram palco de aglomeração desde que o auxílio emergencial de R$ 600, concedido pelo Governo Federal começou a ser pago. Mesmo com um calendário pré-estabelecido, muitas pessoas continuam tendo dificuldade para acessar o aplicativo do banco, onde é gerado o código necessário para efetuar o saque do benefício. Isso gera outro problema, que é a multidão amontada nas portas dos bancos, fato que pode facilitar a disseminação do covid-19.

Ciente da gravidade dessa situação, o vereador Fransuá (PV) apresentou uma Indicação, endereçada ao Executivo municipal, cujo objetivo é proporcionar mais conforto e atuar no combate ao coronavírus. O documento recomenda a interdição de ruas ou partes de avenidas nas proximidades das agências para instalar tendas e disponibilizar cadeiras para acomodar os clientes que esperam por atendimento.

“A exemplo do que fez recentemente o prefeito de Boa Vista (RR), sugiro que a Prefeitura de Manaus efetue o bloqueio de ruas próximas as agências e organize as filas em tendas, com cadeiras dispostas com a distância necessária nesse momento. Uma solução que não é cara e tem um potencial preventivo enorme”, explica Fransuá.

O documento também sugere que servidores da Prefeitura sejam disponibilizados para ficar nesses locais e organizar as filas, fazer a higienização constante dos assentos e aplicar álcool em gel nas mãos das pessoas. O apoio dos servidores deve ser feito entre 7h e 16h, após esse horário, as cadeiras serão retiradas e o trânsito liberado.

“O atendimento nas agências é feito com a distribuição de senhas, e a entrada nas agências é feita liberando grupos de dez pessoas por vez, as demais poderiam aguardar na tenda, sentadas, obedecendo o distanciamento e preservando a saúde das pessoas”, disse Fransuá.

O Brasil já é o sexto país em número de casos de infecção pelo covid-19 no mundo, e as filas nas portas das agências bancárias representam um importante ponto de disseminação do vírus.

Artigo anteriorJustiça determina suspensão de contrato da Prefeitura da Humaitá com escritório de advocacia
Próximo artigoPolícia Militar detém dois jovens com entorpecentes em Ipixuna