Um pouco menos de 1 segundo foi o tempo que um técnico em enfermagem precisou para “aplicar” em uma idosa, uma dose de vacina contra covid-19. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a idosa foi sim vacinada (ver nota abaixo).

A imagem gravada em vídeo é simplesmente impressionante – uma espécie de miragem, ilusão de ótica ou até mesmo hipnotismo para quem assiste, digamos assim.

Após a introdução da agulha no braços direito da idosa, não é possível perceber que o êmbolo da seringa tenha levado o líquido imunizante, ao corpo da pessoa beneficiada.

Não é exagero, não. Basta olhar o vídeo e perceber que não houve o deslocamento do êmbolo. A agulha foi introduzida e em menos de 1 segundo, foi retirada.

“Pronto, disse o técnico sob o olhar perplexo da idosa, máscara preta, blusa branca e saia cor verde”.

Algo parecido ocorreu dia 28 do mês passado, em Maceió (Al), onde uma técnica de enfermagem foi afastada após ter simulado que aplicou a vacina contra a Covid-19, em uma idosa de 97 anos.

A campanha de vacinação estava sendo realizada no estacionamento do Pátio Shopping da capital de Alagoas.

Informações preliminares indicam que o vídeo acima, com simulação da aplicação da vacina, teria sido filmado no estacionamento da Universidade Paulista (UNIP) em Manaus (AM), onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mantém um posto de vacinação de idosos.

Nota da Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde não conseguiu identificar o local onde o referido vídeo foi gravado, portanto, não é possível assegurar que seja em Manaus.

Porém, após análise da área técnica, é possível afirmar que a idosa foi, sim, vacinada, uma vez que a quantidade da dose é pequena e o movimento do dedo indicador do profissional que aplica indica a pressão necessária no êmbolo da seringa.

Artigo anteriorGovernos Estadual e Federal unem forças para ajudar o interior do Amazonas no enfrentamento à Covid-19
Próximo artigoOperação da Polícia Militar em comunidade do Rio termina com 10 mortos