Imagem divulgada pelo Comando Sul dos EUA mostra militares embarcando em um avião com destino à Venezuela • SOUTHCOM

Um vídeo divulgado neste domingo (28) pelo Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM) mostra a chegada de militares norte-americanos à Venezuela para reforçar as operações de busca, resgate e assistência humanitária após os terremotos que atingiram o país na última quarta-feira (24).

Segundo o SOUTHCOM, fuzileiros navais desembarcaram para integrar a missão humanitária coordenada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em apoio às autoridades venezuelanas.

Em atualização publicada neste domingo, o comando informou que um Elemento de Resposta de Contingência já está em território venezuelano para auxiliar o governo local e as autoridades de aviação na ampliação da capacidade operacional do Aeroporto Internacional Simón Bolívar, permitindo maior fluxo de voos com equipes de resgate, medicamentos e suprimentos.

Além das operações em solo, aeronaves militares americanas seguem realizando missões de transporte aéreo para apoiar os esforços de socorro às regiões afetadas.

Porto de La Guaira receberá reforço

O SOUTHCOM também anunciou que cerca de 130 fuzileiros navais deverão chegar ao Porto de La Guaira nas próximas 24 horas para auxiliar na reabertura da estrutura portuária, fechada após os terremotos.

A expectativa é que, com a retomada das atividades, o porto volte a receber equipamentos, alimentos, medicamentos e demais cargas destinadas às áreas mais atingidas pelo desastre.

A mobilização faz parte da resposta internacional iniciada logo após os tremores, que levou diversos países a enviarem equipes especializadas para atuar nas operações de resgate e assistência humanitária.

Mais de 1.450 mortos

As equipes seguem trabalhando na busca por sobreviventes após os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 que atingiram a Venezuela.

De acordo com o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, o número de mortos chegou a 1.450. O governo também contabiliza 3.150 feridos e 12.721 pessoas desalojadas.

Desde o desastre, foram registradas 430 réplicas, sendo o estado de La Guaira o mais afetado pela destruição.

Atualmente, mais de 1.600 socorristas internacionais participam das operações de busca e resgate. Equipes do Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Equador, Chile, República Dominicana, Panamá e El Salvador atuam no atendimento às vítimas.

Artigo anteriorJustiça decreta prisão temporária de dois suspeitos por atentado contra tenente da Rota em SP
Próximo artigoCanadá vence a África do Sul nos acréscimos e avança pela primeira vez às oitavas da Copa do Mundo