Reprodução/ Redes sociais

Há quase um mês, Israel e Hamas alcançaram um acordo de cessar-fogo na guerra em Gaza e, desde 19 de janeiro, os palestinos começaram a voltar para casa. Nas redes sociais, eles compartilham vídeos mostrando a limpeza de escombros e destroços.

Veja:

Nos vídeos, é possivel ver famílias se reunindo para retirar os destroços e restos de construção das residências.

Em um deles é possivel ver o local limpo, com um bebê brincando no chão, com as cenas de detruição aparecendo pela janela.

Assista mais vídeos aqui

O que está acontecendo?

  • Em 19 de janeiro, o cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor após meses de negociações.
  • O plano de paz é dividido em três partes, sendo que, na primeira delas, ocorreu a troca de reféns ainda sob o domínio do Hamas por palestinos presos por Israel.
  • Espera-se que o próximo estágio cubra a libertação dos reféns restantes e inclua discussões sobre um fim permanente para a guerra de Israel em Gaza.
  • Duas “trends” nas redes sociais mostram como palestinos, moradores de Gaza, estão lidando com o cessar-fogo entre Hamas e Israel.
  • Em uma delas os palestinos mostram a rotina de limpeza das casas, que estavam encobertas de destroços deixados pelos bombardeios.
  • Já na outra “trend”, ao som da faixa “DtMF” (Eu deveria ter tirado mais fotos), do cantor latino Baddy Bunny, palestinos compartilham, com nostalgia, cenas de Gaza antes do início do conflito.

Ao som da faixa “DtMF” (Eu deveria ter tirado mais fotos), do cantor latino Baddy Bunny, os palestinos compartilham imagens de praias, restaurantes e ruas de uma Gaza nostálgica.

Ameaças de Trump e Netanyahu

Apesar do cessar-fogo vigente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmaram, na última semana, que preparam um plano de tomada de controle de Gaza pelos Estados Unidos.

Trump declarou que os palestinos da região deveriam procurar abrigo em outros países, como Jordânia ou Egito, que rejeitaram a opção.

Um dia depois da declaração de Trump, a Casa Branca veio a público negar as falas do presidente norte-americano, e afirmou que a intenção é fazer uma “realocação temporária” dos palestinos que vivem em Gaza.

O premier israelense concedeu uma entrevista à Fox News, nesse sábado (8/2), e afirmou que o processo pode ser conduzido por Israel. “Trump nunca disse que quer que as tropas americanas façam esse trabalho. Sabe o que eu digo? Nós faremos o trabalho”, afirmou Netanyahu.

Com informações de Metrópoles

 

Artigo anteriorPrefeitura registra quatro ocorrências durante as chuvas desta segunda-feira
Próximo artigoCurso de Operador de Aeronave Remotamente Pilotada é promovido pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas