A vereadora Vilma Queiroz (PROS) apresentou no dia 19 de setembro o requerimento nº 3147 à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para realizar junto à Comissão de Saúde da Casa, uma Audiência Pública para debater a saúde bucal em Manaus.
A audiência pública para discutir o tema da saúde bucal deverá contar com a participação de instituições públicas e privadas, assim como de profissionais na área de odontologia com o objetivo de encontrar soluções viáveis, em curto prazo, para diagnosticar doenças bucais, câncer, herpes, dentre outras patologias, assim como promover estratégias que favoreçam a população com ênfase no segmento da terceira idade.
A maioria das doenças e a própria saúde começam na boca, quando a saúde bucal não esta em harmonia, as bactérias e os fungos naturais podem se proliferar e atingir outros órgãos. Cuidar dos dentes, portanto, não é apenas questão de estética, e sim de saúde segundo a American Dental Association (ADA) que indica os problemas bucais como a doença crônica gengival que podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões, assim como diversas doenças sistêmicas afetam o organismo e as infecções orais ser a origem.
A Associação Brasileira de Odontologia informou que apenas 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis e explicou que a importância da saúde da boca é porque a pessoa desempenha de forma adequada a mastigação e a deglutição. Destacaram também a importância em melhorar a autoestima a través de um sorriso harmônico e sentimento de bem estar.










