O coletivo feminista partidAmazonas realiza no sábado, dia 24 a segunda roda de conversa da série “Diálogos da partidA”. Com o tema “Violência contra a Mulher”, o evento terá como convidadas Jucelem Ramos, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos de Gênero (Neiregam) e diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Viviane Fernandes, secretária executiva de Política para Mulheres no Estado do Amazonas (SEPM). A roda de conversa acontecerá das 14h às 17h, no auditório do Museu da Amazônia, o MUSA, situado no Largo São Sebastião, centro de Manaus. Com entrada gratuita, o evento é aberto ao público.

A série “Diálogos da partidA” é um projeto do coletivo partidAmazonas para discutir e propor plataformas feministas de governo e empoderar mulheres eleitoras e as que têm interesse em assumir cargos institucionais e precisam ampliar o repertório nos temas da saúde, inclusão, diversidade, educação, equidade de gênero, violência, segurança, políticas públicas, trabalho, acesso à informação, entre outros.

O tema “Violência contra a Mulher” entrou na pauta da série “Diálogos da partidA” pela necessidade urgente do debate sobre o assédio físico, moral, sexual, agressão e mortes de mulheres. No ano de 2017, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) registrou 6.125 casos de violência contra mulher no estado – um número 15,5% maior do que em 2016, que foi de 5.304 registros. Isso significa dizer que em média 16 mulheres são agredidas por dia no Amazonas.

Na segunda roda de conversa do projeto “Diálogos da partidA”, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos de Gênero (Neiregam) e diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Jucelem Ramos apresentará os dados estatísticos sobre a violência contra a mulher dos anos de 2016 e 2017 no Amazonas. Também abordará a violência física, mortes e estupros. Ela fará um panorama sobre a Leia Maria da Penha e as medidas que estão sendo tomadas nas políticas públicas para resguardar os direitos das mulheres.

Jucelem Ramos é doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bacharel em direito e psicóloga, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, crianças, gênero, violência, família e formação de professores.

A secretaria executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Viviane Fernandes vai falar sobre as políticas públicas e a rede de proteção de combate e enfrentamento da violência contra a mulher desenvolvidas em nível estadual. A SEPM faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Tem por finalidade planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres no Amazonas.

A #partidA é um movimento feminista nacional suprapartidário que tem como objetivo impulsionar mulheres: indígenas, quilombolas, brancas, pretas, cisgênero e transgênero; a assumir governos, parlamentos e representações sociais nas esferas municipal, estadual e federal com uma plataforma feminista, igualitária e libertária.

Em Manaus, o coletivo partidAmazonas foi fundado em 2017 com a presença da fundadora do movimento nacional, filósofa Márcia Tiburi. No Amazonas, o coletivo tem o comprometimento com o feminismo, com a liberdade, o bem-viver coletivos, promover a conservação da natureza e dos bens comuns na Amazônia. Tefé foi o primeiro município amazonense a fundar a partidA no estado.

 A roda de conversa da série “Diálogos da partidAmazonas” sobre a questão da Violência contra a Mulher faz parte da programação de preparação do 8 M – Parada Geral das Mulheres: “Retirada de Direitos? EU NÃO ACEITO!” que será realizada no dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), tendo à frente da manifestação a Coordenação do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus (FPMM).

Programação “Diálogos da partidA”

Dia 24/02/2018

Tema: Violência contra a Mulher

Jucelem Ramos

“A Lei Maria da Penha”

Viviane Fernandes

“Políticas públicas”

Local: Auditório do MUSA

Horário: 14h à 17h

Endereço: Rua Costa Azevedo, 272 (fundos da Galeria Amazônica)

Largo São Sebastião, cento de Manaus

Artigo anteriorContratos temporários de órgãos públicos na mira do Tribunal de Contas
Próximo artigoTribunal de Justiça determina que Estado promova soldados à graduação de cabos da Polícia Militar