Virada Sustentável Manaus, considerado o maior festival de sustentabilidade da América Latina, está com inscrições abertas para atividades, expositores e voluntários que desejam participar do movimento, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, e terá mais de 50 ações em diversas partes da capital do Amazonas. No festival serão promovidas uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas que visam a conscientização sobre a importância de conservar o meio ambiente.  

Em Manaus, o evento é realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em conjunto com a Virada Sustentável Nacional, e essa edição é oferecida pela Fundação Casas Bahia.  

De acordo com a supervisora da coordenadoria de Cidades Sustentáveis, do Programa de Soluções Inovadoras da FAS, Cristine Rescarolli, o festival retorna com força total no formato presencial após o período mais crítico da pandemia. 

“Estamos extremamente felizes com o retorno das atividades presenciais da Virada Sustentável Manaus, envolvendo público, o nosso conselho criativo e voluntários. A Virada sempre fez história em Manaus, com recordes de público, atividades e voluntariado. É um evento que envolve a cidade num clima diferenciado e muito especial. É um ‘grito’ da gente para o mundo de que temos a urgente missão de conservar o nosso meio ambiente e, principalmente, a nossa Amazônia”, disse Cristine. 

Atividades 

Os interessados em promover atividades na programação da Virada Sustentável devem se inscrever até o dia 12 de outubro por meio do link https://fas-amazonia.org/cidades-sustentaveis. Podem se inscrever atividades de diversas formas, como cinema, circo, dança, debate, gastronomia, literatura, música, oficina, palestra, intervenções, entre outras. As iniciativas devem estar relacionadas a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado com as atividades selecionadas será divulgado no site da FAS, no dia 31 de outubro. 

O Conselho Criativo da Virada Sustentável é formado por 65 instituições que desenvolvem projetos na área social e ambiental. São instituições que estão há sete meses se reunindo, promovendo debates e ações de integração para realizar iniciativas importantes na Virada Sustentável Manaus 2022. 

Expositores 

Dentro da Virada Sustentável Manaus haverá uma edição especial da Feira da FAS, evento com o objetivo de abrir espaço para empreendedores que fomentam a economia criativa e verde na região. As inscrições de expositores devem ser realizadas até o dia 12 de outubro, por meio dos formulários disponíveis no site da FAS, https://fas-amazonia.org/cidades-sustentaveis

Podem se inscrever empreendedores de pequenos negócios nas áreas de gastronomia, variedades (como artesanatos, colecionáveis, acessórios, óleos essenciais e roupas) e jardinagem. Os empreendimentos selecionados receberão o resultado no dia 15 de outubro. 

Voluntários 

Os interessados em atuar como voluntários no festival podem se inscrever entre os dias 13 e 18 de outubro pelo site da FAS. Os voluntários têm o papel de auxiliar na execução, monitoramento e cobertura das atividades da Virada Sustentável. Entre 2017 e 2018, o evento recebeu recordes de inscritos com mais de 700 pessoas em cada edição. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos ou estar acompanhado de um responsável. O candidato a voluntário pode escolher, no ato da inscrição, em quais dias e turnos deseja auxiliar nas ações. O treinamento dos voluntários será no dia 22 de outubro na sede da FAS, situada Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10. Cada voluntário recebe certificado de participação nas atividades e a blusa oficial do evento. 

Sobre a FAS 

Fundada em 2008 e com sede em Manaus (AM), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia. 

Artigo anteriorRefugiadas venezuelanas são beneficiadas com projeto que incentiva o empreendedorismo
Próximo artigoNovo teste pode levar ao diagnóstico de Parkinson em três minutos