Reprodução/Instagram

Apesar de ter construído fama e fortuna às custas da internet, Virginia Fonseca tem visto nela a causa de um grande problema: fotos falsas. A coluna Fábia Oliveira conta, em primeira mão, a mais nova ação judicial protagonizada pela influenciadora.

O que aconteceu?

Descobrimos que Virginia acionou o Facebook na Justiça no início de setembro. A apresentadora do SBT destacou na ação seis perfis no Instagram que se apresentam como tipos de “fã-clube”, mas estariam divulgando imagens feitas através de inteligência artificial com o intuito de disseminar falsas informações.

No processo, a influenciadora juntou duas imagens, criadas por IA e publicadas, em que aparece ao lado de Vini Jr., jogador com quem vive um suposto affair. Os posts seriam apenas uma amostra de uma gama maior que une criatividade e má-fé.

Virginia esclareceu, nos documentos, que a IA também tem sido usada para veicular falsas publicidades para cassinos online e casas de aposta. As publicações, segundo ela, confundem sua audiência, levando algumas pessoas a acreditarem que estão seguindo páginas oficiais e legítimas.

Fonseca deixou claro, ainda, que os danos causados não se restringem à sua reputação. Isso porque o uso indevido de sua imagem serviria como uma fonte ilícita de lucro, em uma clara violação de seus direitos.

Pedidos à Justiça

Na ação, Virginia Fonseca pediu que o Facebook remova definitivamente os perfis. Contrariando uma prática dos famosos, a influenciadora não pediu que a rede revele dados que permitam a identificação dos donos dos perfis ou indenizações.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorMulher de 20 anos é assassinada com 60 facadas em Pernambuco
Próximo artigoNeymar questiona posição de Raphinha na Bola de Ouro: “Sacanagem”