Divulgação/Semsa

Manaus, 13 de novembro de 2025 – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (13/11) um evento especial em celebração ao Dia Mundial da Qualidade. Com o tema “Construindo uma cultura organizacional”, o encontro, promovido pelo Núcleo de Gestão da Qualidade (NUGQ) da Visa Manaus, reuniu servidores no auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/Ufam), no bairro Adrianópolis, para discutir os avanços do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na instituição.

O objetivo principal foi reforçar a cultura da qualidade entre os servidores e demonstrar como os princípios do SGQ estão transformando os processos de trabalho da Visa Manaus, visando oferecer serviços cada vez mais eficientes e resolutivos à população manauara.

Djalma Coelho, subsecretário de Gestão em Saúde da Semsa, destacou que o evento “tem um caráter especial de fortalecimento da cultura da qualidade entre os nossos servidores. Nós também estamos celebrando a qualidade como ferramenta de gestão, pois ela ajuda a criar um padrão de excelência para as organizações. A Visa Manaus reforça o seu compromisso com a busca dessa excelência, que é uma demanda geral do prefeito David Almeida”.

O Impacto do Sistema de Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de práticas que busca reformular os processos de trabalho para torná-los mais eficientes, integrados, transparentes e atentos às necessidades do público. Desde a adesão da Visa Manaus ao SGQ em 2021, o NUGQ tem trabalhado no mapeamento e análise rigorosa das atividades, identificando problemas e fortalecendo as práticas bem-sucedidas.

Maria do Carmo Leão, diretora da Visa Manaus, explicou que “é um trabalho bastante amplo e minucioso, afinal, se trata de reformular toda uma cultura”. Ela citou como exemplo a redefinição do Processo Administrativo Sanitário (PAS), com o objetivo de torná-lo mais rápido, eficaz e satisfatório para a população.

Daniel Marcondes, farmacêutico bioquímico e gerente de Qualidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que foi um dos convidados, ilustrou o desafio ao relatar os 15 anos de esforços necessários para a certificação oficial de acreditação em seu laboratório. “É, realmente, um processo árduo e minucioso, mas que se justifica amplamente na melhoria do atendimento à população”, afirmou.

Para Ramona Queiroz, chefe do Núcleo de Gestão da Qualidade da Vigilância, a melhoria contínua é um estímulo constante. “Sabemos que esse trabalho ainda vai demandar muito tempo e esforços, mas acreditamos que a Visa Manaus pode desenvolver um trabalho de referência para a sua população, dentro das melhores práticas adotadas em todo o mundo. O que queremos é que nossos cidadãos se sintam plenamente satisfeitos e atendidos em todas as suas expectativas. Vamos seguir redefinindo nossas atividades e buscando a máxima eficiência”, salientou.

O Dia Mundial da Qualidade, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 e comemorado anualmente na segunda quinta-feira de novembro, visa conscientizar sobre a importância da Gestão da Qualidade para a produtividade e competitividade das empresas, além do bem-estar da sociedade.

Artigo anteriorSemsa reforça prevenção e controle da diabetes no Novembro Azul
Próximo artigoCreche municipal de Manaus vence prêmio nacional de arte-educação