A ONG Visão Mundial vai destinar uma série de materiais de infraestrutura e de EPIs para unidades básicas de Saúde para os municípios de Anamã, Anori, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Ao todo, serão repassados 100 mil máscaras descartáveis, 70 kits UBS, 161 lavatórios e 161 totens de álcool em gel. A ação faz parte do projeto Resposta à COVID-19 no Brasil – Amazonas unido pela prevenção, que está no segundo ano de atividades e conta com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Em evento de entrega, nos dias 4 e 5 de novembro, representantes das secretarias municipais de saúde terão a oportunidade de conhecer os benefícios do projeto que será executado até meados de 2022 e visa complementar as ações de prevenção à COVID-19 realizadas nessas localidades.
Cada município vai receber uma quantidade específica de materiais, definida conforme o tamanho da rede de unidades básicas de saúde. O kit de infraestrutura vem com 25 cadeiras, três mesas, três termômetros digitais, duas tendas e dois ventiladores. Já o kit de EPIs inclui duas caixas de máscaras, quatro garrafas de álcool líquido 70º líquido, 60 jalecos descartáveis e duas caixas de luva com 50 unidades cada.
Segundo a gerente da Visão Mundial, Ângela Mota, na frente de saúde, o projeto também vai prover capacitações e treinamentos com o objetivo de fortalecer os protocolos da rede local para gerenciamento dos casos de COVID-19. “Neste ano, vamos trabalhar mais próximos da rede de saúde dos municípios e queremos ser um apoio para responder ao desafio de prevenção nas comunidades mais vulneráveis”, salienta.
Sobre o projeto
O projeto Resposta à COVID-19 no Brasil teve início em julho de 2020 e já beneficiou mais de 145 mil pessoas. Neste segundo ano de atividades no Estado, tem como lema “Amazonas unido pela prevenção” e vem com a meta de alcançar mais 100 mil pessoas, por meio de ações em quatro frentes: saúde, segurança alimentar, saneamento e higiene (do inglês WASH) e proteção. Além de doação de materiais de higiene pessoal e de desinfecção domiciliar e de pequenos negócios, serão destinadas cestas de alimentos e cartões de alimentação para apoiar famílias em vulnerabilidade social, treinamentos e mobilização para rede de proteção em áreas urbanas e ribeirinhas.










