A intolerância policial exibida não raras vezes com todos os seus matizes marginais ou fora da lei nos horários nobres de televisão é reprisada na sua forma mais covarde em Manaus.
Nesta segunda-feira, 26, por exemplo, vídeos que circulam nas redes sociais mostram que um motoboy é abordado sem nenhum espírito de urbanidade por uma dupla de policiais – um cabo e um subtenente – da Polícia Militar.
Durante a abordagem, o motoboy é agredido, tratado desnecessariamente aos gritos e como ainda não fosse suficiente tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) rasgada e jogada ao chão.
O agressor ainda não teve o nome revelado, mas pelas divisas trata-se de um cabo que agiu na frente do subtenente que nada fez para conter os excessos de seu subordinado.
A atitude dos dois revoltou a todos que assistiram ao deprimente espetáculo policial contra um cidadão trabalhador.
Uma cidadã, também, não identificada desceu do seu carro e, indignada, fez tudo o que certamente os comandantes dos truculentos não fariam.
“Vocês agrediram, gritaram e rasgaram a habilitação do rapaz. Isso é inadmissível”.
Os dois ficaram caladinhos. A valentia, o ódio, a intolerância, a falta de respeito e o abuso de autoridade destilados contra o motoboy desapareceram.
Em nota o Comando da PM informa que tomou conhecimento do fato e determinou instauração do processo administrativo disciplinar pelo Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD).
Confira Nota
“A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informa que tomou conhecimento do fato e determinou instauração do processo administrativo disciplinar pelo Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da instituição para que o caso seja devidamente apurado e que as medidas administrativas em relação ao ocorrido sejam tomadas.
A PMAM ressalta que não compactua com eventuais desvios de conduta praticados por seus policiais.”