• Rafael Rodrigues / EC Bahia

Lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vitória conseguiu importante fôlego para tentar evitar a queda para a Série B: na noite desta quinta-feira (16), recebeu o Bahia, no Barradão, pela 28ª rodada, e ganhou o Clássico Ba-Vi por 2 a 1.

Com mais três pontos, o Leão da Barra chegou a 28, na 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento, que tem ainda Fortaleza, com 24, Juventude, com 23, e Sport, com 27. Santos, com 31, e Internacional, com 32, são os primeiros clubes acima do Z4.

O Esquadrão de Aço, por outro lado, desperdiçou a oportunidade de assumir a quinta colocação na tabela de classificação: fica no sexto lugar, com os mesmos 43 pontos do Botafogo, que leva a melhor no saldo de gols (11 a 3).

A dupla entraria na segunda etapa eliminatória da Libertadores, enquanto Palmeiras, com 61, Flamengo, com 58, Cruzeiro, com 53, e Mirassol, com 49, ficaram com as vagas diretas para a fase de grupos.

O triunfo rubro-negro também foi importante para encerrar um incômodo jejum para os donos da casa: o Vitória não derrotava o Bahia há sete partidas, desde 31 de março do ano passado, com três revezes e quatro empates no período. Além disso, Jair Ventura ganhou de Rogério Ceni pela primeira vez em seis duelos.

Primeiro tempo

A primeira metade do clássico foi equilibrada, bastante disputada, brigada, mas com poucas oportunidades. O primeiro bom momento foi dos donos da casa. Aos 11 minutos, Aitor Cantalapiedra tentou um “chutamento” pela esquerda. Atento, Ronaldo deu um tapa para afastar o perigo.

Depois, um gol para cada lado. Aos 22, Ramon fez cruzamento da entrada da área, pela esquerda, e Santiago Arias acabou fazendo o bloqueio com os braços. Renato Kayzer foi para a cobrança e abriu o placar para os donos da casa.

O empate visitante saiu um pouco antes do intervalo, aos 40. Acevedo fez grande jogada individual, entrou na área ofensiva, limpando a marcação, e percebeu Tiago se desvincilhando da marcação. O atacante teve tranquilidade para deixar tudo igual.

Segundo tempo

Desesperado pelo triunfo, o Vitória tratou de tentar fazer o mando de campo nos últimos 45 minutos. Aos sete, Dudu fez ótima jogada e ficou cara a cara com Ronaldo, que fez linda defesa com os pés. O único bom momento tricolor saiu aos 11, quando Lucas Arcanjo fez boa defesa em tentativa de Ademir.

Aos 18, os donos da casa fizeram o gol da vitória. Ramon fez a “fatiada” da esquerda, Rezende falhou bizarramente, e a bola sobrou para Raúl Cáceres, livre, que bateu de esquerda e, contando com quique no “morrinho artilheiro”, recolocou os rubro-negros em vantagem — foi o segundo gol do paraguaio no ano após marcar sobre o Vasco.

Pouco depois, aos 22, Matheuzinho fez cruzamento rasteiro pelo lado esquerdo, Dudu fez leve desvio, mas mandou caprichosamente, tirando tinta da trave esquerda. Na reta final, o Bahia pressionou — Dudu, quase aos 52, chegou a deixar o Leão com um jogador a menos após falta na entrada da área sobre Kayky.

Próximos jogos

O Bahia volta a campo no domingo (19), quando recebe o Grêmio, na Fonte Nova, em Salvador (BA), a partir das 20h30, pela 29ª rodada, enquanto o Vitória visita o Santos, às 21h30 de segunda-feira (20), na Vila Belmiro, em Santos (SP). 

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorFluminense vence Juventude com voleio de Thiago Silva no último lance
Próximo artigoAnac diz que vai apoiar Congresso em projeto que limita cobrança de bagagem