Com mais de 97% de urnas apuradas, o candidato do PDC (Partido Democrata Cristão), Rodrigo Paz, foi eleito presidente da Bolívia em uma tendência irreversível, segundo o TSE do país. Paz é senador e ex-prefeito de Tarija.

Rodrigo Paz foi eleito neste domingo (19), após um histórico segundo turno marcado por uma guinada à direita do país após 20 anos. Essa foi primeira votação de segundo turno da história do país.

Outra surpresa do pleito, foi a derrota histórica do MAS (Movimento ao Socialismo), fundado e liderado por Evo Morales, no primeiro turno. O ex-presidente boliviano declarou seu apoio a Rodrigo Paz, que disputou a eleição com Tuto Quiroga, e, no domingo, disse que “votou por obrigação”.

Além do vencedor, o segundo turno foi disputado pelo ex-presidente Jorge Tuto Quiroga, de direita.

Durante a campanha, Paz afirmou que quer conquistar os eleitores frustrados com a esquerda por meio de propostas mais moderadas para neutralizar a polarização no país. Filho de um ex-presidente, Jaime Paz Zamora, ele indicou diálogo com Lula.

Um dos principais desafios de Paz será lidar com a crise econômica do país. Durante sua campanha presidencial, ele defendeu a descentralização do governo e a promoção do crescimento do setor privado, mantendo os programas sociais.

Artigo anteriorArrascaeta é vítima de tentativa de assalto ao sair do Maracanã
Próximo artigoSérie B: Athletico-PR e Coritiba empatam sem gols em clássico