Por Sabrina Mundim | Tendemos a achar que, em um determinado momento, não estamos tendo resultados na melhora da composição corporal (seja isso emagrecimento ou ganho de massa muscular).
No entanto, é preciso avaliar se você está aproveitando 100% o descanso, a alimentação e os treinos, assim como observar seus resultados nos últimos 30 dias.
Se sua resposta for positiva para os questionamentos acima, aí, sim, é importante buscar ajuda de um especialista para investigar a tireoide, possíveis resistências à insulina e leptina, os hormônios e outros quaisquer outros erros no metabolismo.
Infelizmente, o que acontece na maioria das vezes é as pessoas dormirem muito tarde, treinarem poucas vezes por semana e de forma ineficiente e fazerem dieta de segunda a sábado. Dessa forma, é claro que o resultado não será satisfatório.
Quando se inicia um plano de emagrecimento, os resultados das primeiras semanas são rápidos, até porque é novidade para o seu organismo. Porém, depois de um certo tempo, se você quiser continuar emagrecendo, terá que ser ainda mais restrito na rotina.
Tem de ter muita disciplina. O que “sempre funcionou” passa a não ser mais suficiente para produzir resultado e chega a hora de aplicar nova estratégia – medida que irá exigir mais esforço.
Fazer 80% do proposto, normalmente, não significa ter 80% de resultado. Na maioria dos casos, significa não ter resultado algum. Trocar o treino e a dieta pode ajudar, mas em pouco tempo o resultado vai parar de acontecer novamente. Não tem atalho. Você terá de aprender a ser disciplinado!
Obter resultados incríveis, fazendo o mínimo, simplesmente não dá!
Faça um calendário e marque cada acerto e erro seu (no sono, treino e na alimentação), observe quantos “erros” acontecem em 90 dias.
É assim que você vai perceber que “estagnou”, porque está errando muito.
Normalmente, o que falta é uma dieta bem feita, um treino eficiente e um descanso adequado.