A chegada do voo em Fortaleza (CE) está prevista para às 8h • Força Aérea Brasileira/Divulgação

Em mais uma ação de repatriação, 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegam ao Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (28), às 10h. A ação interministerial, visa garantir um acolhimento digno e humanizado aos cidadãos que retornam ao Brasil.

Após a chegada em Fortaleza, os repatriados seguirão para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), em Confins, com previsão de chegada às 15h, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em Fortaleza, o acolhimento está sendo realizado no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Em Confins, os repatriados serão recebidos em uma sala exclusiva e adaptada, com infraestrutura de apoio providenciada pelas concessionárias Fraport e BH Airport.

A operação de recepção humanitária é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da Polícia Federal, governos estaduais e das concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport.

Histórico de Repatriações:

Desde o início do ano, marcado pelo governo Trump, o Brasil já recebeu quatro voos com brasileiros deportados.

  • Janeiro: O primeiro voo, em 24 de janeiro, com 158 pessoas, pousou em Manaus (AM) devido a problemas técnicos, gerando controvérsia pelas algemas utilizadas nos passageiros;
  • Fevereiro: Dois voos chegaram a Fortaleza, no dia 7 com 111 deportados e em 21 com e 101 deportados;
  • Março: O quarto voo, em 15 de março, trouxe 135 repatriados, incluindo 10 crianças e adolescentes. dois dos passageiros tinham mandado de prisão em aberto.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorVeja momento em que prédio desaba após terremoto atingir a Tailândia
Próximo artigoSaiba como fica situação de Daniel Alves após absolvição na Espanha