Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM

O vereador William Alemão (Cidadania) propôs nesta quarta-feira (23/10), por meio do Projeto de Lei nº 119/2023, a criação do “Dia Municipal do Pescador”. De acordo com o texto, a data será celebrada no dia 29 de junho.

Conforme o parlamentar, a proposta visa homenagear a importância dos pescadores para o município de Manaus, destacando o papel fundamental que desempenham na pesca artesanal e na preservação dos recursos hídricos.

“Este projeto não apenas reconhece a relevância da pesca profissional, mas também inclui os pescadores amadores, que praticam a pesca como esporte ou lazer, promovendo um maior respeito aos rios e lagos da região”, comentou Alemão.

Após o parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o texto seguiu para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Dia do Pescador – O PL propõe a inclusão da data no calendário oficial da cidade, permitindo que o Poder Executivo promova eventos para apoiar, incentivar e premiar os pescadores locais. Essa celebração, conforme o projeto, tem o propósito de reconhecer a profissão que sustenta muitas famílias, abastece o comércio local e desempenha um papel essencial na economia da região.

A escolha da data, 29 de junho, está atrelada ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. São Pedro, apóstolo que, segundo a tradição cristã, era pescador, tem sua data comemorativa no Brasil associada a essa profissão.

Ainda segundo o vereador, a celebração do Dia Municipal do Pescador também é uma forma de sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as regras de pesca e as normas de preservação ambiental, como a proibição de pescar durante o período de desova e a obediência ao tamanho mínimo dos peixes estipulado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Artigo anteriorBraga se reúne com prefeitos e vereadores eleitos do MDB no Amazonas para alinhar compromissos e metas