O governador Wilson Lima presidiu a cerimônia de abertura do ano letivo dos cursos de Qualificação Profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) nesta segunda-feira (11/03). O evento, que ocorreu no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Centro de Manaus, marcou o início das atividades para mais de 40 mil alunos, entre modalidades presenciais e Ensino a Distância (EaD), oferecidos pela instituição.

Neste ano, a oferta de vagas registrou um significativo aumento, passando de cerca de nove mil vagas em 2023 para 40,2 mil em 2024, representando um crescimento de aproximadamente 350%. Desse total, 25 mil alunos serão atendidos na modalidade EaD, enquanto 15,2 mil terão aulas presenciais na capital, distribuídos em 164 cursos.

O governador ressaltou que esse expressivo aumento reflete não apenas a expansão e a reforma das unidades do Cetam, mas também a resposta do governo às demandas do mercado, visando preparar mão de obra qualificada para diversos setores, como estética, indústria 4.0, gastronomia, gestão e negócios, saúde e educação, entre outros.

“A gente vive um momento em que o mundo avança com uma rapidez muito impressionante e é necessário que os alunos, principalmente aqueles do Ensino Médio, estejam conectados com essas novas tecnologias e novas mudanças”, enfatizou o governador durante o evento.

O último edital para aulas presenciais do Cetam incluiu seis novos cursos, como Agente de Alimentação Escolar, Arduíno Básico, Gestão de Salão de Beleza e Clínicas de Estética, Mediador Escolar, Técnicas de Manufatura Aditiva e Terapia ABA para o Autismo. O diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, destacou a preocupação da instituição em alinhar a formação oferecida às necessidades do mercado.

Além disso, o Instituto Benjamin Constant (IBC), onde ocorreu a cerimônia, possui uma infraestrutura de ponta, com nove laboratórios de informática e mais de 200 computadores, incluindo equipamentos de última geração voltados para a Indústria 4.0. Ian Pimentel, aluno do curso técnico em eletrônica, ressaltou a qualidade da estrutura, fundamental para a formação dos estudantes.

Desde o início de sua gestão, em 2019, até fevereiro deste ano, o governo de Wilson Lima já ofertou um total de 856 mil vagas para cursos técnicos e profissionalizantes em unidades do Cetam em todo o estado. Somente em 2023, foram disponibilizadas mais 200 mil vagas. O governo também investiu na implementação de laboratórios voltados para a Indústria 4.0 e projetos inovadores, impulsionando a educação profissional no Amazonas.

Com inaugurações e investimentos contínuos, o Cetam tem ampliado sua atuação, chegando a novas regiões do estado e expandindo a oferta de cursos em áreas estratégicas, como tecnologia e energia. A parceria com empresas, como a Eneva, tem contribuído para a criação de escolas técnicas especializadas, como a Escola de Formação Técnica de Gás e Energia em Silves, que representa um avanço significativo na qualificação profissional no Amazonas.

Artigo anteriorCreche, maternidade e SAMU aprovados no PAC para Parintins são indicações de Mateus Assayag
Próximo artigoWilson Lima abre ano letivo para mais de 40 mil alunos do Cetam e destaca avanço na qualificação para novos mercados