O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu, nesta quarta-feira com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, em Brasília

Em uma reunião crucial nesta quarta-feira, o Governador do Amazonas, Wilson Lima, encontrou-se com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, para discutir estratégias de combate aos efeitos da estiagem prevista para 2024 e outros temas vitais para o desenvolvimento regional.

Durante o encontro, que ocorreu em Brasília, Wilson Lima apresentou uma série de demandas importantes, incluindo medidas urgentes para a dragagem de rios e aquisição de equipamentos para combater incêndios em 21 municípios que representam 95% das queimadas no estado. Estas áreas, localizadas principalmente na região metropolitana e no sul do Amazonas, são cruciais para o controle dos incêndios que acompanham períodos de estiagem intensa.

Este foi o segundo encontro de Lima com membros do governo federal em 2024, destacando a prioridade que o Amazonas está dando à preparação e resposta aos desafios climáticos. O governador também aproveitou a oportunidade para discutir a importância da Zona Franca de Manaus, a exploração de potássio e a reforma tributária.

No âmbito da reforma tributária, Lima entregou uma Nota Técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) ao vice-presidente, que contém contribuições específicas para as leis complementares da reforma. Essas contribuições visam garantir a segurança jurídica da Zona Franca de Manaus, além de manter as vantagens competitivas do Polo Industrial local.

Além disso, a reunião abordou avanços significativos no projeto Potássio Autazes, que recentemente recebeu a primeira licença para instalação após 15 anos em processo. Este projeto promete gerar mais de 17 mil empregos diretos e indiretos, representando um avanço significativo para o estado e para o agronegócio brasileiro.

O presidente Alckmin expressou otimismo e disposição para apoiar o Amazonas nas iniciativas discutidas. “Todo o Brasil está alinhado, sobretudo os estados líderes no agronegócio”, disse o governador Wilson Lima, ressaltando o apoio federal às políticas de desenvolvimento sustentável e econômico para a região.

Artigo anteriorTribunal de Justiça suspende liminar e autoriza que Câmara vote PL do empréstimo da Prefeitura de Manaus
Próximo artigoPrefeito de Manaus critica oposição por dificultar diálogo e impulsionar CPI às vésperas das eleições