O governador Wilson Lima assumiu a presidência da comissão provisória do União Brasil no Amazonas como parte do acordo selado com a sigla partidária de absorver o deputado Fausto Santos Júnior em uma secretária e, como consequência, abrir espaço na Câmara dos Deputados para o ingresso de Pauderney Avelino.

“Agradeço a Executiva Nacional do União Brasil pela confiança ao me indicar para assumir a presidência da comissão provisória do partido no AM. Seguiremos trabalhando juntos na construção de uma política forte e para transformar e melhorar, cada vez mais, a vida da população”, disse Wilson Lima, no antigo Twitter hoje X.

Com o fechamento do acordo, Fausto Santos Júnior assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitana do Amazonas (Sedurb).

Pauderney Avelino, suplente do União Brasil, que estava esquecido no estaleiro, depois da briga ano passado com Wilson Lima pela presidência estadual da legenda, virou deputado.

Para entender

Nos bastidores do partido em Brasília, Pauderney Avelino trabalhou ferrenhamente para evitar que Wilson Lima assumisse o comando do partido no Amazonas.

Em agosto do ano passado as vésperas da convenção estadual marcada para o dia 18 no hotel Intercity, bairro Adrianópolis, quando governador Wilson Lima seria eleito presidente estadual da legenda, a juíza Acácia Regina Soares de Sá, substituta da 23ª Vara Cível de Brasília concedeu liminar em mandado de segurança suspendendo a convenção estadual do União Brasil no Amazonas, convocada pelo presidente da sigla, Luciano Bivar.

A magistrada atendeu a pedido do secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, pelo senador, David Alcolumbre, os deputados federais Mendonça Filho e Efraim Filho, grupo ao qual Pauderney Avelino é aliado.

Para Wilson Lima conseguir o comando no Amazonas, ele foi chamado para uma reunião com o advogado Antônio Rueda que se prepara para assumir, no primeiro semestre deste ano da Executiva Nacional do União Brasil em lugar de Luciano Bivar.

No encontro, Wilson Lima foi informado que para assumir a presidência do União Brasil no estado teria de resolver a questão do ex-deputado Pauderney Avelino, ligado ao grupo do secretário-geral do partido, ACM Neto, responsável pela ascensão de Antônio Rueda ao comando da nacional.

O governador teria duas opções. Pauerney voltar a ser secretário de governo ou um dos deputados federais do União, Saullo Vianna ou Fausto Júnior, licencia-se para assumir uma secretária no estado e assim o suplente assumisse a cadeira na Câmara Federal.

Wilson Lima, optou em conversar com Fausto Júnior e convidá-lo para uma secretaria de estado. O convite foi aceito e o deputado licenciou-se para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitana do Amazonas.

Artigo anteriorEm Parintins, Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável das três enteadas
Próximo artigoPolícia prende homem por homicídio de pedreiro ocorrido no bairro Mauazinho