Em uma agenda oficial na capital britânica, Londres, o governador do Amazonas, Wilson Lima, concentrou esforços em estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar projetos de sustentabilidade na Amazônia. Durante sua visita nesta segunda-feira (12/02), Lima se reuniu com a Sustainable Markets Initiative (Iniciativa de Mercados Sustentáveis), liderada pelo Rei Charles 3º, e com representantes do Royal Botanical Garden Kew (Jardim Botânico Real Kew).

A Iniciativa de Mercados Sustentáveis, lançada pelo então príncipe Charles em 2020, tem como objetivo apresentar soluções sustentáveis ao mercado privado, visando uma transição para um futuro mais sustentável. O governador destacou a importância dessas parcerias para impulsionar projetos já em andamento no Amazonas, como os Guardiões da Floresta, Escola da Floresta, Água Boa e Fundo Amazonas 2030, que promovem a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico na região.

Em seguida, Wilson Lima visitou o Royal Botanical Garden Kew, dirigido pelo brasileiro Alexandre Antonelli. O jardim, com mais de 260 anos, é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade e reúne milhões de espécies da flora mundial, incluindo da Amazônia. Durante o encontro, foram discutidas oportunidades de colaboração para fortalecer a pesquisa científica e a conservação da biodiversidade amazônica.

Como resultado dessas reuniões, um memorando de entendimento deverá ser elaborado para apoiar a construção do currículo das Escolas da Floresta e aumentar a capacidade de pesquisa em taxonomia, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas. Além disso, iniciativas como promoção de parcerias de pesquisa entre RBG Kew e instituições de pesquisa no Amazonas e apoio ao fomento à pesquisa e ao desenvolvimento para a bioeconomia no estado também estão previstas.

O governador também teve a oportunidade de conhecer o AmazonFace, principal projeto de cooperação científica entre Reino Unido e Brasil, que busca entender os impactos do aumento de CO2 na atmosfera na floresta amazônica. A colaboração entre cientistas do AmazonFace e instituições de pesquisa no Amazonas fortalecerá os esforços para enfrentar os desafios ambientais na região.

Essas agendas em Londres foram resultado dos encontros entre Wilson Lima e a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, reforçando o compromisso mútuo em fortalecer laços de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Artigo anteriorAlerta do TCE-AM: Gestores podem enfrentar penalidades por atraso na prestação de contas anual
Próximo artigoDavi atinge 4,8 milhões seguidores e passa Wanessa Camargo no Instagram; ele é o Pipoca mais seguido do “BBB 24”