O governador Wilson Lima afirmou, nesta quarta-feira (20/8), que a conectividade é um dos principais instrumentos para reduzir desigualdades e promover desenvolvimento sustentável no Amazonas. Ao participar da abertura da segunda edição do Amazon On 2025, em Manaus, ele ressaltou que superar as barreiras digitais é condição indispensável para ampliar serviços de saúde, educação e gestão pública em comunidades do interior.

Energia e internet como eixos estratégicos

Segundo Wilson Lima, sem energia confiável e internet de qualidade não é possível avançar em políticas públicas.

“As maiores barreiras que nós enfrentamos para levar serviços ao interior são ter energia segura e ter conectividade. Sem esses dois pilares não conseguimos avançar na sustentabilidade, na proteção ambiental e no desenvolvimento econômico”, destacou.

A cerimônia contou com a presença do deputado estadual João Luiz, do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, do diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, além de representantes do BID, Sedecti, Sead, Fapeam e Ipaam.

Saúde e educação transformadas pela tecnologia

Na saúde, o governador citou o Telessaúde, que possibilita consultas com especialistas em comunidades isoladas, e o telediagnóstico com inteligência artificial, capaz de emitir laudos em até dez minutos.

Na educação, destacou o ensino mediado por tecnologia, referência na América Latina e adotado durante a pandemia por mais de 12 milhões de estudantes no Brasil. O sistema segue garantindo acesso a professores especializados em áreas remotas e reservas de desenvolvimento sustentável.

Gestão digital e economia aos cofres públicos

Wilson Lima também lembrou a transformação digital na administração estadual com o Sistema de Gestão de Documentos (Siged), implantado em 2020. Desde então, nenhum documento físico circula mais no Estado. A medida evitou a impressão de 150 milhões de páginas, o equivalente a 150 mil árvores preservadas, além de gerar R$ 28 milhões de economia.

Conectividade para toda a população

Com projetos como o Amazônia Conectado e o Conecta Amazonas, 100% dos órgãos públicos estaduais já estão interligados. O próximo desafio, segundo o governador, é expandir a conectividade diretamente para a população.

Amazon On 2025 e integração internacional

Realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, o Amazon On 2025 terá dois dias de programação com oito painéis sobre energias renováveis, inteligência artificial, financiamento da transição verde e preparativos para a COP30 em Belém.

A abertura também contou com representantes da República Dominicana e da Colômbia, reforçando cooperações em segurança e saúde nas fronteiras, especialmente em Tabatinga, Letícia e municípios peruanos. Wilson Lima ressaltou a importância de integrar esforços para vigilância em saúde e combate ao tráfico de drogas.

Artigo anteriorSabrina Sato pede orações após pai passar por grande cirurgia
Próximo artigoTarifaço: Taurus dá férias coletivas a funcionários de subsidiária no RS