O governador Wilson Lima declarou que a reunião de governadores com o presidente Luis Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, 27, foi proveitosa e que o governo mostrou-se aberto para as reivindicações do estado independentemente de preferências ideológicas e partidárias.
Segundo o governador, Lula externou, também, forte preocupação com a questão indígena no Amazonas – tema que, conforme observou, deverá ser objeto de um próximo encontro.
Durante o encontro com o presidente, Wilson disse que cada consórcio de estados tratou de suas peculiaridades regionais, à exemplo da questão da trafegabilidade da BR-319 no Amazonas além da proteção do modelo econômico Zona Franca de Manaus, a situação do desmatamento no sul do estado.
Em todas essas demandas, Wilson Lima garantiu que o Governo Federal sinalizou de forma positiva para um caminho de diálogo.
Wilson Lima comentou, entretanto que a pauta do encontro, entretanto, gravitou em torno da recomposição tributária dos estados. Segundo ele, só o Amazonas teve uma perda de R$ 1 bilhão e os estados da Amazônia tiveram aproximadamente R$ 5 bilhões.