Governadores de oposição ao governo do presidente Lula (PT) se reuniram nesta quinta-feira (7), em Brasília, para discutir as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos contra o Brasil e o atual relacionamento entre os Três Poderes.

Na reunião, estiveram presentes governadores de nove estados, como São Paulo (Tarcísio de Freitas, do Republicanos), Rio de Janeiro (Cláudio Castro, PL), Goiás (Ronaldo Caiado, União Brasil), Santa Catarina (Jorginho Mello, do PL), Paraná (Ratinho Júnior, do PSD) e Amazonas (Wilson Lima, do União Brasil). O encontro ocorreu na residência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Segundo Wilson Lima, o encontro foi marcado para cobrar do Governo Federal diálogo com o Estados Unidos, despolitização das discussões e alternativas para os setores afetados pelo tarifaço. “Participei, hoje, de uma reunião com os governadores que representam 60% da população brasileira e a maior parcela do PIB nacional”.

“Estamos muito preocupados com a escalada da crise, com a marcha da insensatez e com os efeitos deletérios do tarifaço”, afirmou Tarcísio de Freitas, governador de SP.

Durante o encontro, os governadores cobraram do governo federal que anuncie, “assim como outros estados já fizeram”, ações de “mitigação” aos setores afetados pelo tarifaço.

“Os estados já estão liberando linhas de crédito, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)… Todo o setor produtivo está inquieto. Precisamos ter essas medidas divulgadas”, declarou Tarcisio, frisando que as tarifas já estão em vigor.

Artigo anteriorPrefeitura de Tefé abre concurso público com vagas em diversas áreas e inscrições até setembro
Próximo artigoIpaam identifica piora na qualidade da água do Tarumã-Açu e alerta para riscos ao uso recreativo do rio