![wilson 2(1)](https://fatoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/wilson-21-696x464.jpg)
O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou nesta terça-feira (11) a adesão do estado ao AdaptaCidades, um programa federal voltado para auxiliar municípios na implementação de estratégias de adaptação às mudanças climáticas. O anúncio ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, evento que reúne mais de 50 prefeitos amazonenses para discutir iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades.
O termo de adesão do Amazonas ao programa será assinado oficialmente nesta quarta-feira (12), formalizando o compromisso do estado em colaborar com 20 municípios considerados mais vulneráveis a eventos climáticos extremos, como secas severas e grandes cheias. A seleção dessas cidades foi feita com base em critérios populacionais e ambientais definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
“Nosso objetivo com essa parceria é fortalecer os municípios para que eles possam criar estratégias eficazes diante dos desafios climáticos, como secas prolongadas e inundações. O apoio do Governo Federal nesse sentido será fundamental para garantir a segurança da população e a sustentabilidade dessas cidades”, afirmou o governador Wilson Lima.
Municípios beneficiados
Entre os municípios que integrarão o programa estão Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Maués, Iranduba, Humaitá, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Autazes, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Borba, São Paulo de Olivença e Barreirinha.
O AdaptaCidades prevê ações como capacitação de agentes locais, fornecimento de dados sobre riscos climáticos e apoio técnico para elaboração de planos municipais de adaptação às mudanças do clima.
Encontro de prefeitos
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13) e reúne gestores municipais para discutir a ampliação do diálogo com o Governo Federal, além de oferecer acesso a informações, recursos e ferramentas para fortalecer a administração pública. De acordo com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), participam do evento 51 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 80 vereadores do Amazonas.
Com mais de 170 atividades simultâneas programadas ao longo dos três dias, o evento busca fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal, promovendo o intercâmbio entre os entes federativos e a articulação de novas políticas públicas para as cidades brasileiras.