O governador do Amazonas, Wilson Lima, conduziu nesta quarta-feira (27/11) a formatura de 1 mil novos policiais militares, que reforçarão o policiamento ostensivo em todo o estado a partir de janeiro de 2024. A solenidade ocorreu na Arena Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, como parte do programa Amazonas Mais Seguro, que visa fortalecer as forças de segurança do estado.
Os novos policiais foram aprovados no concurso público realizado em 2022, após 11 anos sem abertura de certames para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Eles concluíram o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e integraram o quadro efetivo da corporação. Durante o curso, os alunos participaram de estágios supervisionados, atuando em escalas de policiamento a pé e motorizado.
Em discurso durante a cerimônia, Wilson Lima destacou o compromisso dos formandos com a segurança pública. “Vocês fizeram um juramento: emprestar apoio e ajuda incondicional ao povo do Amazonas, proteger pessoas que, na maioria das vezes, vocês nem conhecem. Essa é uma das mais bem preparadas turmas da Polícia Militar, resultado da dedicação, trabalho e empenho de cada um de vocês”, afirmou.
Destaques e próximos passos
O formando José Ferreira, terceiro melhor aluno da turma, recebeu um certificado de mérito do governador, após atingir a nota 9,98. “Foi uma trajetória difícil, mas estou muito feliz e alegre de ter concluído com um ano de dedicação. Estamos aqui para servir a sociedade amazonense da melhor forma possível e elevar o nome da Polícia Militar do Amazonas”, declarou Ferreira.
Além dos novos soldados, outros 100 oficiais seguem em formação, com conclusão prevista para 2026. Em abril de 2024, 21 oficiais de saúde aprovados no mesmo concurso também serão incorporados, trazendo especialistas em áreas como cardiologia, psiquiatria e veterinária para a Diretoria de Saúde da PMAM.
Investimentos em segurança
Desde 2019, o programa Amazonas Mais Seguro já direcionou mais de R$ 1 bilhão para a segurança pública no estado. Os recursos incluem melhoria da infraestrutura, aquisição de novas tecnologias, modernização do arsenal bélico e valorização dos recursos humanos. Em Manaus, o Sistema “Paredão”, com mais de 600 câmeras de monitoramento, tem ajudado a combater a criminalidade.
Os concursos realizados em 2022 convocaram mais de 1,7 mil pessoas para cargos na segurança pública, incluindo 1.121 para a Polícia Militar, 253 para o Corpo de Bombeiros, 182 para a Polícia Civil, 121 para o Detran-AM e 40 para a Secretaria de Segurança Pública.
Com iniciativas como essas, o governo do Amazonas busca consolidar as forças de segurança entre as mais bem estruturadas do país. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Polícia Militar do Amazonas possui o quinto maior salário bruto entre as PMs do Brasil.