Nesta segunda-feira (06), o governador do Estado, Wilson Lima, esteve presente no município de São Gabriel da Cachoeira e reuniu-se com integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) A reunião aconteceu após encontro com o ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, general Santos Cruz.
O Sindicato se reuniu na última quinta-feira (02) com a Delegacia Regional do SINTEAM/SGC, Conselho dos Professores Indígenas do Alto Rio Negro e diversos profissionais da educação. Além do pedido da mudança imediata da equipe técnica da Coordenadoria, foi solicitado a Criação do Departamento de Educação Escolar Indígena, eleição direta para gestores das escolas estaduais e aumento do auxílio-localidade, de acordo com cada necessidade.
Todos estes assuntos foram repassados para o governador Wilson Lima, que se comprometeu com a classe dos Trabalhadores em Educação do Amazonas do município de São Gabriel da Cachoeira. Na imagem acima, consta a assinatura do governador demonstrando estar ciente das necessidades do município.
Durante a visita, o governador Wilson Lima também recebeu um colar de fio de tucum com pedra, de presente do prefeito Cloves Curubão.
Na última-sexta
O Governo do Amazonas apresentou uma contraproposta para os servidores da educação. Com a garantia de incorporar as perdas residuais e pagar a data-base 2019, totalizando 4,74% de reposição salarial, o Estado assumiu também o compromisso de analisar, em conjunto com as entidades que representam a categoria, pautas sobre os valores de auxílio-localidade e perdas financeiras para futura implementação, conforme disponibilidade orçamentária.
Na contraproposta, o vice-governador e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida Filho, destacou que o Estado tem total interesse em solucionar o impasse com a categoria. “Há um interesse do Governo em resolver essa situação. Estamos assumindo o compromisso de manter a transparência e trabalhar em conjunto para que sejam avaliadas as possibilidades futuras.”, destacou o vice-governador.