![wilson(14)](https://fatoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/wilson14-696x464.jpg)
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou nesta sexta-feira (14/02) o compromisso do estado em oferecer a estrutura necessária para que Manaus seja uma das subsedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Durante reunião com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, no Rio de Janeiro, Lima destacou a capacidade da capital amazonense em sediar grandes eventos esportivos e colocou à disposição os estádios locais para o torneio.
No encontro, o governador enfatizou os investimentos realizados na Arena da Amazônia, Estádio da Colina e Estádio Carlos Zamith, ressaltando que as praças esportivas estão preparadas para atender às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Além disso, Lima destacou a importância da parceria com a CBF para fortalecer o futebol no estado, tanto no cenário profissional quanto em iniciativas sociais, como a Copa da Floresta e projetos voltados para povos indígenas e Pessoas com Deficiência.
“Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado para consolidar o Amazonas como um dos grandes palcos do futebol brasileiro. Nosso objetivo é garantir que a Arena da Amazônia e outros estádios do estado estejam prontos para receber eventos de grande porte, como a Copa do Mundo Feminina de 2027. Contamos com o apoio da CBF para avançarmos nessa candidatura”, afirmou o governador.
A reunião também contou com a presença do secretário de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, do deputado estadual e presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Rozenha, e da deputada estadual Alessandra Campelo. Entre os temas debatidos, estiveram ações para o fortalecimento do futebol feminino e a inclusão de grupos sociais historicamente menos representados no esporte.
Inspeção da Fifa e próximos passos
Em novembro de 2024, uma equipe da Fifa visitou a capital amazonense para uma vistoria técnica nos estádios Arena da Amazônia, Carlos Zamith e Ismael Benigno. A inspeção teve como objetivo avaliar a infraestrutura das arenas em diversos aspectos, como tecnologia, hospitalidade, acessibilidade e logística de transportes, a fim de garantir que estejam aptas a receber partidas da Copa do Mundo Feminina.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que também integra o conselho da Fifa, reforçou que a entidade segue avançando nas tratativas para consolidar Manaus como uma das cidades-sede do torneio. “O Amazonas possui uma arena completamente equipada para atender aos pré-requisitos da Fifa. O governador demonstrou total disposição para viabilizar a realização dos jogos e, agora, a CBF dará sequência às negociações com a Fifa para garantir que o estado esteja entre os escolhidos para sediar a competição”, declarou Rodrigues.
A candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027 já foi oficializada e, caso Manaus seja confirmada como subsede, o estado do Amazonas voltará a fazer parte do cenário do futebol mundial, assim como ocorreu em 2014, quando recebeu quatro partidas da Copa do Mundo Masculina.