No Centro Cultural Povos da Amazônia,  a Yamaha, através da Yamaha Riding Academy (YRA), e suas concessionárias Braga Motos e TVLar Motos, promoveram diversas ações como test ride com motocicletas Yamaha, show de manobras e uma oficina educativa de Ponto Cego, uma experiência emblemática para os motociclistas que consiste em posicioná-los dentro de um veículo, como motorista, para entenderem, de forma prática, a importância de se posicionar corretamente no trânsito com a sua moto e ter mais segurança nas ruas enquanto transita. O entretenimento fica por conta do show de manobras com James Bala, Danka Show e Paulo Barça, além de test ride e música ao vivo.

“Participar da Semana do Trânsito é muito relevante para nós, principalmente no que está relacionado a motocicletas. Esta é uma das prioridades da atuação institucional da Yamaha, que busca sempre promover ações de educação no trânsito e segurança do motociclista. Entendemos que, juntos, poder público e iniciativa privada, podemos e devemos fazer mais pelo trânsito”, explica o Chefe de Relações Institucionais da Yamaha, Rafael Lourenço.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o Brasil possui uma frota oficial de mais de 30 milhões de unidades de motocicletas, com proporção de uma motocicleta para cada sete habitantes. O número de pessoas habilitadas com a CNH (Carteira Nacional Habilitação), na categoria A, cresceu 50,9% na última década. Até o final do ano passado, 35,2 milhões de pessoas estavam aptas a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. “Esses dados são relevantes e comprovam que o brasileiro está optando pela motocicleta, seja para locomoção, trabalho ou lazer. Esses números também reforçam nossa responsabilidade, como montadora, perante nosso compromisso com o Pacto Global da ONU, em que nossas ações de segurança sejam voltadas para a redução de acidentes e vítimas no trânsito”, comenta Rafael Lourenço, Chefe de Relações Institucionais da Yamaha.

A chefe da Divisão de Educação para o trânsito do IMMU, Hanara Souza, preparou uma agenda com várias ações e atividades que serão ministradas pelos educadores em empresas, escolas e nas ruas da cidade. “Estamos iniciando hoje a agenda com o passeio motociclístico, no decorrer da Semana Nacional de Trânsito, teremos várias atividades como o projeto Atravesse na Faixa, Condutor Consciente e, no dia 21, teremos um evento com os ciclistas, em um movimento muito importante entre o poder público e os representantes do ciclismo na cidade de Manaus. A Faixa Liberada do Ciclista será um passeio que vai sair do Velódromo para a Ponta Negra”, enfatizou Hanara.

A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, com o objetivo de incentivar, junto à sociedade, a conscientização para um trânsito mais seguro. Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove, por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança no trânsito.

Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a Semana Nacional do Trânsito é uma excelente iniciativa para trabalharmos a conscientização da população e de todos os entes que fazem o trânsito acontecer. “É o momento de trabalharmos mais intensamente ações efetivas na busca de despertar a consciência e a responsabilidade no trânsito. Cada cidadão tem um papel muito importante na luta pela diminuição de acidentes e mortes nas vias da cidade. Temos que nos unir neste objetivo, onde cada um faz a sua parte”, disse.

Programação da Semana: 18 a 23 de setembro

No dia 18, abertura da Semana Nacional de Trânsito com a realização de passeio motociclístico.

Dia 19, segunda-feira, educadores do IMMU realizarão às 9h, uma abordagem educativa para pedestres e motoristas na avenida Coronel Teixeira em frente à Reserva Inglesa, como parte do projeto “Atravesse na Faixa”.

Na terça-feira, 20, serão duas atividades, a primeira será às 8h30, uma palestra para os apenados que estão cumprindo penas alternativas na Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas no fórum Enoch Reis, localizado na avenida Umberto Calderaro. A segunda atividade será às 9h, educadores do IMMU estarão no shopping Felipe Daou para ministrar palestra do projeto “Humaniza Trânsito, na avenida Camapuā”, n° 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade.

Dia 21, quarta-feira, às 19h, a prefeitura vai realizar em parceria com a Fundação Manaus Esporte, a Faixa Liberada do Ciclista, com um passeio ciclístico com saída do Velódromo de Manaus, localizado no conjunto Aruanã, zona Oeste, em direção a Ponta Negra. O evento vai acontecer com vários parceiros, como os grupos de ciclistas e pessoas que usam o modal como atividade física e como meio de trabalho.

Na quinta-feira, 22, educadores do IMMU estarão com duas atividades em foco, serão ministradas palestras em dois locais. A primeira será realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Erick Vicente de Souza, no bairro São José Operário, zona Leste, como parte do Projeto Trânsito na Escola. A segunda ação vai acontecer também às 9h, na avenida Torquato Tapajós, no bairro Tarumã. Os educadores estarão na loja Bemol, onde ministrarão palestras para mais de 100 funcionários. A ação faz parte do projeto “Condutor Consciente”.

Para o dia 23, sexta-feira, 12h, a prefeitura preparou uma ação especial. Nesse dia é comemorado o Dia Nacional do Agente de Trânsito e será realizada uma homenagem aos servidores no clube Municipal, na avenida Torquato Tapajós, no bairro de Flores, zona Centro-Sul, com a entrega de placa de honra ao mérito aos agentes que foram destaque em 2022.

Artigo anteriorQueimadas na Amazônia neste ano já superam total acumulado em 2021
Próximo artigoBandeira branca? Meghan Markle pede reunião a sós com Charles III