No Centro Cultural Povos da Amazônia, a Yamaha, através da Yamaha Riding Academy (YRA), e suas concessionárias Braga Motos e TVLar Motos, promoveram diversas ações como test ride com motocicletas Yamaha, show de manobras e uma oficina educativa de Ponto Cego, uma experiência emblemática para os motociclistas que consiste em posicioná-los dentro de um veículo, como motorista, para entenderem, de forma prática, a importância de se posicionar corretamente no trânsito com a sua moto e ter mais segurança nas ruas enquanto transita. O entretenimento fica por conta do show de manobras com James Bala, Danka Show e Paulo Barça, além de test ride e música ao vivo.
“Participar da Semana do Trânsito é muito relevante para nós, principalmente no que está relacionado a motocicletas. Esta é uma das prioridades da atuação institucional da Yamaha, que busca sempre promover ações de educação no trânsito e segurança do motociclista. Entendemos que, juntos, poder público e iniciativa privada, podemos e devemos fazer mais pelo trânsito”, explica o Chefe de Relações Institucionais da Yamaha, Rafael Lourenço.
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o Brasil possui uma frota oficial de mais de 30 milhões de unidades de motocicletas, com proporção de uma motocicleta para cada sete habitantes. O número de pessoas habilitadas com a CNH (Carteira Nacional Habilitação), na categoria A, cresceu 50,9% na última década. Até o final do ano passado, 35,2 milhões de pessoas estavam aptas a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. “Esses dados são relevantes e comprovam que o brasileiro está optando pela motocicleta, seja para locomoção, trabalho ou lazer. Esses números também reforçam nossa responsabilidade, como montadora, perante nosso compromisso com o Pacto Global da ONU, em que nossas ações de segurança sejam voltadas para a redução de acidentes e vítimas no trânsito”, comenta Rafael Lourenço, Chefe de Relações Institucionais da Yamaha.
A chefe da Divisão de Educação para o trânsito do IMMU, Hanara Souza, preparou uma agenda com várias ações e atividades que serão ministradas pelos educadores em empresas, escolas e nas ruas da cidade. “Estamos iniciando hoje a agenda com o passeio motociclístico, no decorrer da Semana Nacional de Trânsito, teremos várias atividades como o projeto Atravesse na Faixa, Condutor Consciente e, no dia 21, teremos um evento com os ciclistas, em um movimento muito importante entre o poder público e os representantes do ciclismo na cidade de Manaus. A Faixa Liberada do Ciclista será um passeio que vai sair do Velódromo para a Ponta Negra”, enfatizou Hanara.
A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, com o objetivo de incentivar, junto à sociedade, a conscientização para um trânsito mais seguro. Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove, por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança no trânsito.
Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a Semana Nacional do Trânsito é uma excelente iniciativa para trabalharmos a conscientização da população e de todos os entes que fazem o trânsito acontecer. “É o momento de trabalharmos mais intensamente ações efetivas na busca de despertar a consciência e a responsabilidade no trânsito. Cada cidadão tem um papel muito importante na luta pela diminuição de acidentes e mortes nas vias da cidade. Temos que nos unir neste objetivo, onde cada um faz a sua parte”, disse.
Programação da Semana: 18 a 23 de setembro
No dia 18, abertura da Semana Nacional de Trânsito com a realização de passeio motociclístico.
Dia 19, segunda-feira, educadores do IMMU realizarão às 9h, uma abordagem educativa para pedestres e motoristas na avenida Coronel Teixeira em frente à Reserva Inglesa, como parte do projeto “Atravesse na Faixa”.
Na terça-feira, 20, serão duas atividades, a primeira será às 8h30, uma palestra para os apenados que estão cumprindo penas alternativas na Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas no fórum Enoch Reis, localizado na avenida Umberto Calderaro. A segunda atividade será às 9h, educadores do IMMU estarão no shopping Felipe Daou para ministrar palestra do projeto “Humaniza Trânsito, na avenida Camapuā”, n° 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade.
Dia 21, quarta-feira, às 19h, a prefeitura vai realizar em parceria com a Fundação Manaus Esporte, a Faixa Liberada do Ciclista, com um passeio ciclístico com saída do Velódromo de Manaus, localizado no conjunto Aruanã, zona Oeste, em direção a Ponta Negra. O evento vai acontecer com vários parceiros, como os grupos de ciclistas e pessoas que usam o modal como atividade física e como meio de trabalho.
Na quinta-feira, 22, educadores do IMMU estarão com duas atividades em foco, serão ministradas palestras em dois locais. A primeira será realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Erick Vicente de Souza, no bairro São José Operário, zona Leste, como parte do Projeto Trânsito na Escola. A segunda ação vai acontecer também às 9h, na avenida Torquato Tapajós, no bairro Tarumã. Os educadores estarão na loja Bemol, onde ministrarão palestras para mais de 100 funcionários. A ação faz parte do projeto “Condutor Consciente”.
Para o dia 23, sexta-feira, 12h, a prefeitura preparou uma ação especial. Nesse dia é comemorado o Dia Nacional do Agente de Trânsito e será realizada uma homenagem aos servidores no clube Municipal, na avenida Torquato Tapajós, no bairro de Flores, zona Centro-Sul, com a entrega de placa de honra ao mérito aos agentes que foram destaque em 2022.