A conselheira Yara Lins dos Santos assumiu nesta sexta-feira, 1ª, a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A nova presidente foi eleita em Sessão Especial realizada em outubro.
Yara Lins é a única mulher do colegiado e funcionária de carreira há 48 anos. Ela retorna ao comando da Corte de Contas para o biênio 2024-2025 após ter presidido a Casa há quatro anos.
Ao deixar o cargo de presidente, o conselheiro Érico Desterro desejou à recém-empossada gestão serena e que conduza a Corte de Contas no caminho sobretudo com relação ao aspecto de modernização da casa.
O novo corregedor-geral, conselheiro Josué Cláudio desejou à nova presidente uma ótima nova gestão, destacando a grande representatividade que é uma mulher assumir, pela segunda vez, a liderança do Tribunal de Contas do Amazonas.
Yara Lins dos Santos terá a companhia do conselheiro Fabian Barbosa na vice-presidência da Casa.
O conselheiro Josué Cláudio assumiu o cargo de Corregedor-Geral do TCE-AM; o conselheiro Mario de Mello a Ouvidoria da Corte de Contas e o conselheiro Júlio Pinheiro a Escola de Contas Públicas.
Trajetória
Formada em Direito e Ciências Contábeis, Yara Lins, em 2024 completa 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas.
Em 1975, por meio de concurso público, Yara Lins ingressando para o órgão como taquígrafa e passou pelos cargos de auditora-adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014.
Como primeira mulher a presidir a Corte de Contas amazonense, a gestão da conselheira no biênio 2018-2019 foi marcada pelo início de um processo de modernização e atualização dos serviços, responsável por consolidar o Tribunal como referência na área tecnológica em âmbito nacional.
Durante os dois anos em que esteve na gestão da Corte, realizou importantes projetos na área da tecnologia da informação, como a inauguração de um dos data centers mais estruturados da Região Norte, com novas plataformas e melhorias no processamento e armazenamento de dados, o que permitiu o TCE-AM a trabalhar, normalmente, durante o período de pandemia.
Outro ponto importante na gestão de Yara Lins foi a valorização e cuidado com o servidor. A humanização da gestão, marca registrada da conselheira, passou pelos servidores efetivos, comissionados, estagiários, e prestadores de serviços. Uma das comprovações desse aspecto humano foi a reestruturação do setor médico do Tribunal, que ganhou reformas e aquisição de materiais capazes de melhorar a qualidade de vida dos servidores.