A Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (15) requerimento para instalação de Comissão Externa que irá acompanhar, fiscalizar e propor providências no caso do indigenista da Funai, Bruno Pereira, e do jornalista do The Guardian, Dom Phillips, no último domingo, na região do Vale do Javari (AM).

A instalação da Comissão deve acontecer na próxima semana. O deputado Zé Ricardo (PT/AM) deve presidir os trabalhos.

Segundo o deputado, a Comissão tem como papel   apurar os desdobramentos e a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas, na região do Vale do Javari, onde se encontra a segunda maior reserva indígena do país.

A região, segundo ele, é estratégica para o tráfico de drogas e garimpo ilegal

Zé Ricardo disse, também, que é nítido o abandono da Amazônia por parte das autoridades, lembrando que a Funai está sucateada, a Polícia Federal com pouca estrutura em relação ao tamanho da Amazônia, além da Base Anzol funcionar de forma precária, para o enfrentamento de atividades ilícitas nas áreas indígenas.

 Além de Zé Ricardo farão parte dessa Comissão Externa da Câmara Joenia Wapichana, Alencar Santana, Nito Tatto, Vivi Reis, Túlio Gadêlha, Camilo Capiberibe, Bira Pindaré, Airton Faleiro, Reginaldo Lopes, Talíria Petrone e Alessandro Molon.

Artigo anteriorEm entrevista à canal no YouTube, Bolsonaro disse que “pouca coisa vai sobrar” se Bruno e Dom tiverem sido assassinados
Próximo artigoJustiça decreta prisão temporária de segundo acusado do desaparecimento de indigenista e jornalista