
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky deve se reunir nesta segunda feira em Londres com os líderes da França, Emmanuel Macron, do Reino Unido, Keir Starmer, e da Alemanha, Friedrich Merz.
“A Ucrânia pode contar com nosso apoio inabalável. Esse é o ponto principal dos esforços que empreendemos como parte da Coalizão da Vontade”, disse Macron no X ao anunciar a viagem para Londres.
“Continuaremos esses esforços ao lado dos norte-americanos para fornecer à Ucrânia garantias de segurança, sem as quais não pode haver uma paz sólida e duradoura. Pois o que está em jogo na Ucrânia é também a segurança da Europa como um todo”, acrescentou.
Macron também condenou “nos termos mais fortes possíveis” os ataques que atingiram a Ucrânia neste sábado, em particular sua infraestrutura energética e ferroviária.
“A Rússia está presa a uma abordagem de escalada e não está buscando a paz… Devemos continuar a pressionar a Rússia para forçá-la a fazer a paz”, acrescentou.
As atividades militares generalizadas durante a noite afetaram a rede elétrica da Ucrânia e levaram as usinas nucleares em operação a reduzir a produção, informou a Agência Internacional de Energia Atômica neste sábado.
Com informações de CNN Brasil.










