Zohran Mamdani vota na eleição para prefeito de Nova York • Reuters

O candidato do Partido Democrata à prefeitura de Nova York, Zohran Mamdani, depositou seu voto em uma escola de ensino médio em Astoria, no Queens, por volta das 8h da manhã, no horário local (10h de Brasília).

Ele estava acompanhado da esposa, Rama Duwaji, que também votou.

Ao sair do local, Mamdani alertou que não será intimidado por Donald Trump, que declarou apoio ao ex-governador Andrew Cuomo e reiterou a ameaça de cortar verbas federais caso o socialista vença.

“O que vemos na linguagem de Donald Trump é uma premissa como se fosse decisão dele financiar ou não a cidade – o dinheiro que esta cidade tem direito a receber”, disse Mamdani.

“Espero utilizar todas as ferramentas à minha disposição como o próximo prefeito desta cidade para lutar pelo seu povo — isso significa usar os tribunais, usar a influência política, garantir que cumpramos a lei à risca — e sei que isso representa uma ameaça para Donald Trump”, adicionou.

“Não me deixarei intimidar por este presidente. Não me deixarei intimidar por ninguém, porque meu trabalho aqui é servir ao povo desta cidade”, concluiu.

Eleição para prefeito de Nova York

Zohran Mamdani, um socialista democrático de 34 anos, enfrenta o ex-governador democrata Andrew Cuomo, de 67 anos, que concorre como independente, e o republicano Curtis Sliwa, de 71 anos.

O democrata lidera com folga sobre Cuomo, enquanto Sliwa aparece em um distante terceiro lugar na maioria das pesquisas de opinião.

Ao todo, foram contabilizados 735 mil votos antecipados em Nova York, segundo a junta eleitoral municipal, mais de quatro vezes o número do último pleito, em 2021.

A votação antecipada estava disponível até domingo (2).

Mamdani propôs políticas mais ambiciosas, incluindo o congelamento dos aluguéis de quase um milhão de apartamentos, a taxação dos ricos e a gratuidade do transporte público da cidade.

“Estamos prestes a fazer história em nossa cidade, prestes a dizer adeus a uma política do passado”, afirmou em uma coletiva de imprensa após a votação.

“É hora de finalmente responder com a urgência que os nova-iorquinos merecem – uma urgência que leve em conta o fato de que esses mesmos nova-iorquinos têm enfrentado aumentos de aluguel ano após ano, tendo que esperar por ônibus que nunca chegam, tendo que se mudar desta cidade quando querem criar uma família”, adicionou.

Apesar das diferenças ideológicas, os três candidatos têm se concentrado no custo de vida, uma questão que permanece como prioridade para os eleitores após a eleição presidencial do ano passado.

Veja fotos de Zohran Mamdani:

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorTremores de terra são registrados em cidades de BA e MG no mesmo dia
Próximo artigoHaaland evita comparações com Messi e CR7 e revela sonho de jogar Copa