O número de crimes de roubos a pedestres na zona sul de Manaus registrou queda de 20% entre os meses de janeiro a agosto, deste ano. No total, o trabalho integrado entre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) evitou a prática de 545 roubos em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados do da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) os bairros Petrópolis, Japiim 1 e 2 e Raiz, alcançaram as maiores reduções. O subcomandante da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), tenente Jesus, falou sobre algumas ações que contribuíram para esse resultado.

“Realizamos patrulhamentos diuturnamente. Em horários estratégicos fazemos a nossa Operação Rota Segura com pontos de visibilidade e abordagens a coletivos e suspeitos. Em áreas mais sensíveis como beco e vielas realizamos o patrulhamento com as viaturas em comboio. Essas ações têm dado maior sensação de segurança aos moradores dessas áreas, disse o subcomandante.

O subcomandante também destacou a importância da integração da comunidade e a polícia, que tem contribuído com o trabalho policial, a partir do número linha direto da Cicom (92) 98842-1549 e o 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

Ações de integração

Uma das ações usadas para também coibir o roubo a pedestres na zona sul é a realização de operações da PC-AM e PMAM em pontos com maior incidência criminal. A delegada titular do 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP) Elizabeth de Paula ressaltou a importância dessa integração, que tem aumentado a sensação de segurança dos moradores da zona sul.

“O 3° DIP trabalha em uma parceria muito grande com a Polícia Militar, então a gente não faz um trabalho separado, sempre é um trabalho em conjunto. E, essa redução, até ouso em falar que é graças aos policiais que estão atuando nas ruas diariamente, diante disso, quando chega a ocorrência para a nossa equipe, nós procuramos atender da forma mais eficiente”, disse a delegada do 3° DIP, Elizabeth de Paula.

A autoridade policial, também destacou a participação da população, que tem contribuído com o trabalho investigativo, em relação a disponibilização das imagens das câmeras de suas residências para ajudar na identificação dos criminosos em casos de roubos ou outros crimes.

“Eu quero destacar que a população continue procurando o 3° DIP e que as pessoas que possuem câmeras nesta área do Japiim, Petrópolis, Raiz, continuem colaborando quando for solicitado as filmagens da sua câmera, porque isso ajuda tanto a polícia quanto a própria sociedade”, ressaltou. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorOperação Sangue Azul: Polícia intensifica buscas por integrantes do ‘Bonde dos Mauricinhos’ em Manaus
Próximo artigoValdivia, ídolo do Palmeiras, é preso por denúncia de abuso sexual