As palhetas vão esquentar neste domingo (11) pelo Campeonato Amazonense Master de Futebol de Mesa. Por trás dos times do famoso e tradicional jogo vão estar os verdadeiros craques do esporte que batem um bolão no ‘campo’ de madeira. A disputa que vai envolver mais de 10 ‘dinossauros’ do esporte, acima dos 42 anos, ocorre a partir das 8h, na Sala Jefferson Marques, localizada no estádio Carlos Zamith, no Coroado, Zona Leste. A competição é promovida pela Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM), com apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Uma das novidades da segunda edição do Estadual deste ano é que o evento é direcionado apenas para os veteranos das palhetas, que reúnem histórias e reencontros do esporte praticado ainda na infância. “Voltei a jogar ano passado, no mês de agosto. No início da década de 1980, quando era adolescente, com uns 16 anos, jogava muito na escola, pátio de casa, na garagem, com os botões de plásticos, e com o tempo a gente vai deixando”, contou Altevir Almeida, de 45 anos, que faz parte da equipe do Wermes Futebol de Mesa.

Ainda segundo Almeida, a descoberta de um grupo da modalidade reascendeu a vontade de voltar a atuar pelo botão de mesa e a meta agora é conquistar uma boa posição no Amazonense. “Depois que vi que tinha um grupo aqui em Manaus com uma associação montada e com um espaço só para o futebol de mesa voltei a praticar. Ainda não conquistei nenhum título, fiquei em oitavo lugar no Campeonato Amazonense ano passado, mas se eu jogar bem e evoluir na competição quem sabe eu consiga o primeiro título”, declarou, empolgado.

Em busca do bicampeonato dos “vovós do futebol mesa”, o botonista da equipe Banca Forte, Winnetou Almeida, de 43 anos, vai tentar desbancar novamente os rivais e, para isso, conta com um treinamento diário. “Esse Estadual é uma espécie de reunião dos vovós que iniciaram as disputas nas décadas de 1970 e 1980, de quando éramos crianças. É uma competição nova, temos poucos atletas, cerca de 10, e conta pontos para o ranking, onde todo mundo quer levar essa taça para casa. Eu, por exemplo, vou me dedicar muito, pois estou mirando a primeira colocação”, comentou.

Preparação para Brasileiro

De olho no Campeonato Brasileiro da modalidade 12 toques, que ocorre em Caruaru-PE, do dia 15 a 18 deste mês, Winnetou Almeida vai utilizar o Campeonato Amazonense como treinamento. Na competição que vai reunir equipes de todo do Brasil com mais de 80 atletas, a tradicional equipe Banca Forte vai enfrentar o time do Vasco da Gama, atuais campeões Sul-Americanos, em uma competição paralela ao Brasileiro.

“Vão oito pessoas entre adultos e másters e dentro do Brasileiro vai ter um projeto piloto da primeira Copa do Brasil por equipes. Como a equipe Banca Forte tem quatro atletas no Brasileiro fomos convidados pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) para participar da Copa e logo no sorteio pegamos o campeão sul-americano, Vasco da Gama. É uma expectativa boa, excelente para nós do Amazonas”, afirmou Almeida.

Artigo anteriorCopa Interbairros Sub-14/Sub-17 segue com a segunda rodada com 13 jogos e clássicos neste final de semana
Próximo artigoTJAM, TCE e MPE discutem o aprimoramento da Lei que rege a Previdência dos Servidores do Estado do Amazonas