Um vídeo que circula nas redes sociais da mãe de uma criança portadora de autismo traz forte apelo às autoridades do estado e do município.
Impedida de passar pela catraca de um transporte alternativo, com numeração 0002C, a mãe da criança, que se identifica apenas como Andreza, denuncia o preconceito e o despreparo do motorista e do cobrador no trato com os usuários do sistema.
O veemente apelo dirigido especialmente ao prefeito David Almeida (Avante), que decide pelas concessão do serviço, pede providências efetivas não só para reparar a humilhação sofrida mas, também, para que novos incidentes, humilhantes, constrangedores e ofensivos à dignidade humana voltem a acontecer.
Andreza é moradora da Zona Leste de Manaus e fala por todas as mães que diariamente são submetidas à toda sorte de humilhação.
PMM reitera respeito aos usuários PcDs
Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) disse que repudia qualquer forma de discriminação ou desrespeito por parte de operadores do sistema a qualquer usuário do transporte público, principalmente em relação a Pessoas com Deficiência (PcDs) e que irá tomar as providências cabíveis para punir os responsáveis.
Confira a Nota
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), repudia qualquer forma de discriminação ou desrespeito por parte de operadores do sistema a qualquer usuário do transporte público, principalmente em relação a Pessoas com Deficiência (PcDs). O instituto irá intensificar a atuação na formação de motoristas e cobradores para evitar tal conduta.
O IMMU reitera, ainda, que os usuários que possuem Cartão Cidadão PcD têm direito de ingressar gratuitamente nos modais convencional ou alternativo.
O instituto irá tomar as providências cabíveis para punir os responsáveis pelo incidente e reforçamos que, para garantir este direito, é necessária a colaboração dos usuários de transporte, para que denunciem operadores que agem com desrespeito, pelo Disk Transporte 118.
Confira o Vídeo







