Neste último domingo (4), a comunidade escolar, juntamente aos alunos, organizaram e executaram com sucesso o Desfile Cívico de Rio Preto da Eva. A Avenida Governador Álvaro Maia, no Centro da cidade, foi toda ornamentada com balões, bandeiras do Brasil, do Amazonas e de Rio Preto da Eva, para celebrar os 200 anos da independência.
Com o tema geral “40 anos de Rio Preto da Eva”, as 22 escolas, entre públicas, municipais, estaduais e particulares da zona urbana e zona rural, se dividiram em subtemas para retratar a história do município.
A abertura oficial do desfile foi realizada às 16h30, com a participação do prefeito Anderson Sousa, da primeira-dama Soraya Almeida, vereadores, secretários municipais, autoridades e público presente, entoando os hinos do Brasil, do Amazonas e também de Rio Preto da Eva, e todas as bandeiras hasteadas.
Já às 17h, os idosos do Centro de Convivência do Idoso foram os primeiros a passarem pela avenida, levando muita simpatia. Em seguida a primeira escola iniciou seu desfile. A Creche Municipal Maria José da Silva Batista, levou os “Pontos Turísticos de Rio Preto da Eva” para a avenida. A escola apresentou maquetes do Cristo Redentor do município, e homenagens às rainhas caipiras e da laranja, e ao prefeito e a primeira-dama.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Preto da Eva (APAE/RPE) entrou logo em seguida com uma homenagem aos 25 anos da associação promovendo inclusão das pessoas com deficiência e suas famílias. Uma adolescente com Síndrome de Down veio como baliza e deu um show de simpatia, assim como a fanfarra formada só por estudantes da APAE/RPE.
Os pequenos da Creche Municipal Vereador Antônio Henrique de Aguiar marcharam com o subtema “As práticas esportivas desenvolvidas no município”, e homenagearam lutadores de artes marciais, capoeiristas, e jogadores de vôlei e futebol. A Escola Particular Arca de Noé, levou o subtema “Cristo em Vós”, o aluno que abriu o desfile da escola carregava uma bíblia nas mãos.
Centro Municipal de Educação Infantil Marcelino Vieira
O Centro Municipal de Educação Infantil Marcelino Vieira (CEMEI), marchou com o subtema “As profissões existentes no município”, e fez homenagens a todos os trabalhadores de Rio Preto da Eva, como enfermeiros, professores, taxistas, mototaxistas e garis. A primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Soraya Almeida, desfilou em homenagem aos assistentes sociais.
Com alunos usando cocares, arcos e flechas e pinturas no rosto, a Escola Municipal Indígena Beija-flor contou a sua própria história no desfile. A primeira escola da zona rural a desfilar foi a Escola Municipal Jaime Rezende do Valle, da ZF7, que apresentou “A agricultura familiar do município”. Alunos com enxadas nos braços marcharam representando os agricultores. Já a Escola Municipal 13 de Maio, do ramal Alto Rio, levou “As quatro principais festas de Rio Preto da Eva”. Aniversário da cidade e Feira da Piscicultura, Feira da Banana, Feira da Laranja, e Festejo de São Pedro, padroeiro do município.
Centro Municipal de Educação Especial Lorena Cordeiro
Entrando pela noite, foi a vez do Centro Municipal de Educação Especial Lorena Cordeiro desfilar com o subtema “Modalidades de ensino em Rio Preto da Eva”, com referência ao ensino de língua de sinais e educação especial. A Escola Municipal Princesa Isabel, do ramal do Procópio, contou a história do Balneário Recanto do Buriti, na entrada da cidade, da fundação a evolução. E a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, do KM 102, tratou do subtema “Pontos Turísticos de Rio Preto da Eva”.
Escola Municipal Alegria de Saber
A Escola Municipal Alegria de Saber, a maior da rede municipal em número de alunos, levou para a avenida o subtema “40 anos das famílias tradicionais na economia local”, e homenageou grandes empresários do município, desde os já falecidos, até os que continuam vivos, de todos os segmentos do comércio. O ponto alto do desfile ficou por conta da Banda Marcial Drum Line, formada por alunos e ex-alunos da escola, que ensaiam durante todo o ano para essa apresentação. A banda é completa com mais de 50 participantes e fizeram uma apresentação aplaudida por todos os presentes.
Escola Municipal Ivanilde Braga Brandão e Escola Municipal São João
Ambas do ramal Manapólis, se apresentaram juntas com o subtema “A escola de ontem, de hoje e do amanhã”. Os alunos levaram maquetes dos prédios antigos das duas escolas e dos prédios atuais após as reformas de modernização.
Escola Municipal Francisco Alves
A Escola Municipal Francisco Alves levou “As comemorações municipais” para a marcha. Já a Escola Municipal Eduardo Costa, do ramal do Banco, marchou com o subtema “O desenvolvimento da agricultura no município”. A Escola Municipal São Francisco homenageou todas as outras escolas municipais da zona urbana de Rio Preto.
“As maravilhas das cachoeiras do Distrito II”, foi o subtema da Escola Municipal Divino Espírito Santo, do KM 105, que pediu a preservação das cachoeiras de Rio Preto da Eva. Já a vizinha dela, Escola Municipal Luiz Alberto Carvalho Castelo, do KM 135, levou para a marcha o “Desenvolvimento do Distrito III na educação e saúde”.
Escola Municipal Gilberto Mestrinho
A Escola Municipal Gilberto Mestrinho apresentou “Os símbolos oficiais de Rio Preto da Eva, do passado ao presente”, e contou a evolução da bandeira, do brasão e outros símbolos de Rio Preto.
Escola Estadual Raimundo Paz
A Escola Estadual Raimundo Paz, contou o desenvolvimento da própria escola a serviço da educação do município, passando por homenagens aos esportistas e um show do Grupo de Música Raimundo Paz, formado por estudantes da escola.
Escola Municipal Menino Jesus
A penúltima a se apresentar foi a Escola Municipal Menino Jesus, que trouxe o subtema “Rio Preto da Eva, um amor de cidade”, com um show das mais de 30 balizas fazendo acrobacias, até pontos turísticos da cidade sendo retratados na avenida.
Escola Estadual Rio Preto da Eva
Fechando a noite de desfile escolar, a Escola Estadual Rio Preto da Eva, levou a própria história a serviço da educação no município para a avenida. O ponto alto foi a Fanfarra da escola.
Encerrando toda a programação do desfile cívico, já por volta das 21h30, o Corpo de Bombeiros, Guardas-civis Municipais, Polícia Militar e profissionais da educação desfilaram na Avenida.