O treinador José Roberto Guimarães estará a beira da quadra mais uma vez nas Olimpíadas Paris 2024. Esta será a sua oitava participação nos Jogos Olímpicos, e ele busca o seu quarto título.

Tudo começou em 1976. Ainda como jogador (atuava como levantador), Zé Roberto esteve nas Olimpíadas de Montreal, e ficou na sétima posição com o Brasil. Em 1992, assumiu a seleção em Barcelona, e conquistou o seu primeiro ouro olímpico.

Depois comandou a equipe em 1996, em Atlanta, mas a campanha não foi boa e a equipe ficou na quinta colocação. Em Atenas, em 2004, assumiu a seleção feminina de Vôlei, mas o primeiro resultado foi apenas o quarto lugar.

Tudo começou a mudar em Pequim 2008. Após uma grande competição, conseguiu o seu primeiro ouro com as mulheres, e começou a escrever sua história com a seleção feminina. Repetiu o bom desempenho e também o ouro em Londres, em 2012.

A expectativa era de que em 2016 a seleção conseguisse o seu terceiro ouro seguido, principalmente por jogar em casa, no Rio de Janeiro, mas a equipe teve tropeços e em pleno Maracanãzinho foi derrotada pela China, e terminou apenas na quinta colocação.

Em Tóquio o treinador voltou a ter bom desempenho e levou a equipe para a final, e em um grande jogo contra os Estados Unidos, foi derrotado e ficou apenas com a medalha de prata.

A vaga em Paris foi conquistada ainda no Pré-Olímpico de 2023, e o Brasil usou as competições recentes para fazer testes, como a VNL. Agora, Zé Roberto buscará o seu quarto ouro, e vê o Brasil chegar como uma das seleções favoritas à medalha. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorQuem era Marina Mamede, streamer e ativista que morreu aos 34 anos
Próximo artigoMontanhista brasileiro morre após cair em buraco durante escalada de vulcão no Peru