Rodolfo Buhrer/Eurasia Sport Images/Getty Images

Uma das principais esperanças de medalhas para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, o boxe chega com uma equipe formada por 10 atletas nas onze categorias diferentes, divididas entre o masculino e o feminino. Entre as principais chances de medalha está Beatriz Ferreira, na categoria até 60kg. Medalhista de prata em Tóquio, a baiana chega buscando o ouro inédito para o boxe feminino brasileiro.

Bia foi a primeira pugilista brasileira a garantir vaga nas Olimpíadas de Paris. E a classificação veio depois de um triunfo importante. Ao chegar nas semifinais do Pan-Americano de Santiago, no ano passado, ela confirmou sua vaga na disputa. Só que não parou por aí. Derrotou Jajara Gonzales, dos Estados Unidos na semifinal, e venceu Angie Valdes, da Colômbia, na grande decisão, garantindo o ouro e o bicampeonato no Pan.

No início de 2023, Beatriz Ferreira já tinha mostrado que seu ciclo seria intenso e que seria uma pedra no sapato de Angie. Em março ela garantiu o bicampeonato mundial da categoria depois de vencer a colombiana na grande final, no torneio disputado em Nova Déli, na Índia.

Histórico

Com a prata em Tóquio, Bia Ferreira se tornou a segunda mulher a conquistar uma medalha para o boxe feminino. A primeira brasileira a subir no pódio da modalidade foi Adriana Araújo, bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Em 2024, na reta final antes das Olimpíadas, a brasileira ainda teve uma vitória maiúscula diante da argentina Yanina Del Carmen Lescano, no mundial organizado pela Federação Internacional de Boxe.A disputa do boxe nas Olimpíadas de Paris terá início no dia 27 de julho. A final na categoria de Bia Ferreira, até 60kg, será disputada no dia 6 de agosto. Com informações de Metrópoles.

Artigo anterior‘Novo RG’: Só dois estados ainda não emitem a Carteira de Identidade Nacional; saiba como tirar
Próximo artigoOperação Marca d’Água: PC-AM e SSP realizam operação para investigar agendamento da nova CIN