Após o alvoroço pela classificação para a final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro retoma suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde vive decadência e precisa de uma rápida recuperação. Nesta quarta-feira (6/11), às 21h, o time encara o Flamengo, no Independência.
Apesar de não estar longe de uma classificação para a próxima Libertadores, o desempenho recente preocupa. Em 8º lugar com 44 pontos, o clube mineiro vem de seis jogos sem vencer – são três empates e três derrotas, sendo a última por 3 a 0, para o Athletico.
Apesar do adversário estar melhor colocado (4º), a Raposa tem algo a seu favor: o foco do Urubu, que não é no Brasileirão atualmente. Equipe está entre as finais da Copa do Brasil, por isso, o elenco que irá a campo será composto por jogadores considerados reservas.
Além disso, a pressão pelo triunfo está pelo fator casa, que já foi essencial para o clube, especialmente no primeiro turno do Brasileirão Série A. Após enfrentar o Flamengo no Horto, o Cruzeiro receberá o Criciúma, que briga contra o rebaixamento, no Mineirão.
Time
A escalação do treinador Fernando Diniz não deve ter surpresas. O único desfalque é do centroavante Rafa Silva, que levou um polêmico cartão vermelho na Ligga Arena, no primeiro lance do embate com o Furacão.
Após alguns problemas físicos serem solucionados no departamento médico nas últimas semanas, como de Matheus Henrique e Lautaro Díaz, o único jogador que permanece em recuperação é o atacante Juan Dinenno – mas ele só retornará em 2025.
Flamengo
Com a cabeça no possível título da Copa do Brasil, que poderá ser conquistado na capital mineira neste final de semana, os rubro-negros deixaram o Brasileiro em segundo plano. Visando preservação física, cinco atletas não viajaram.
O zagueiro Léo Ortiz, o meia Gerson e os atacantes Arrascaeta, Wesley e Gabriel Barbosa são desfalques certos. O restante dos jogadores considerados titulares, com exceção do goleiro Rossi, devem iniciar o confronto no banco de reservas.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro x Flamengo
Quando: quarta-feira, 6 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília)
Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Provável Flamengo: Rossi, Guillermo Varela, David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Allan, Erick Pulgar e Carlos Alcaraz; Gonzalo Plata, Bruno Henrique e Matheus Gonçalves. Técnico: Filipe Luís
Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann (SC); Alex dos Santos (SC) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS). VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Transmissão: Premiere