O Ministério da Educação (MEC) anunciou, neste domingo (10), que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será divulgado antes da data inicialmente prevista, marcada para 20 de novembro. A informação foi confirmada pelo ministro Camilo Santana, logo após o término do segundo dia de provas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nova data será comunicada ao longo desta semana.

Com uma participação de 69,4% entre os 4,3 milhões de inscritos, o Enem deste ano registrou uma abstenção de 30,6%, com leve aumento no segundo dia de aplicação em comparação ao primeiro, realizado em 3 de novembro, que contou com 26,6% de ausentes. Em relação a 2023, quando a taxa de abstenção foi de 28,1%, houve um pequeno aumento na ausência dos candidatos.

A realização do exame ocorreu sem incidentes graves, mas o Inep relatou 1.925 eliminações de candidatos que violaram as normas, incluindo o uso de dispositivos eletrônicos, e registrou 1.037 ocorrências logísticas, como emergências médicas e interrupções no fornecimento de energia, nenhuma delas com impacto significativo sobre o andamento das provas.

Para os candidatos que enfrentaram situações adversas, o Inep abriu um período para a solicitação de reaplicação do exame, que se estenderá de 11 a 15 de novembro. A nova prova para esses candidatos será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro.

O resultado final do Enem, com as notas individuais dos participantes, será publicado em 13 de janeiro de 2025. Em coletiva de imprensa, o ministro Camilo Santana fez uma avaliação do Enem 2024 e antecipou planos para a próxima edição, em 2025.

Artigo anteriorArrascaeta fará cirurgia e vira desfalque para o Flamengo
Próximo artigoAlergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira