Pela primeira vez desde o início da pandemia, em março de 2020, o metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 3,2 milhões de passageiros transportados em um único dia na última terça-feira (12/11).
Somente na terça, 3.217.983 pessoas viajaram pelas quatro linhas operadas pelo Metrô, superando a marca de 3.187.048 registrada no último dia 8 de outubro.
O maior aumento no número de passageiros passou pela Linha 15-Prata, que recebeu 147.297 pessoas a mais em relação ao recorde anterior.
O mês de novembro costuma a registrar as maiores demandas do sistema, sendo as terças-feiras os dias com maior número de passageiros. Essas altas também ocorrem geralmente nas primeiras quinzenas mensais. No caso desta semana, há ainda um feriado nesta sexta-feira (15/11), da Proclamação da República, que encurtou os dias de trabalho.
De acordo com o Metrô, a retomada da demanda pós-pandemia no Metrô ocorreu de forma gradual, “impulsionada por uma gestão focada na inovação, otimização de custos e resiliência”.
“Novas tecnologias, como o monitoramento preditivo de ativos (trens, estações e sistemas), implantação do sistema de sinalização e controle CBTC e portas de plataforma, o uso do aplicativo Toth, que coleta e organiza dados em tempo real sobre a operação dos trens e a adição de trens, ajudaram a elevar a eficiência operacional e reduzir as interrupções do serviço”, afirma o sistema de transporte metroviário. Com informações de Metrópoles.