A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), prendeu um peruano, de 46 anos, pelo crime de estupro de vulnerável de uma jovem de 22 anos com síndrome de Down. A prisão foi efetuada apenas quatro dias após o início das investigações, demonstrando a agilidade na apuração do caso.
O delegado Weslei Zarate, titular da 50ª DIP, destacou a agilidade na prisão do suspeito, realizada apenas quatro dias após o início das investigações. Segundo o delegado, as diligências começaram na segunda-feira (25/11), quando o pai da vítima registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia, relatando que seu filho havia sido abusado sexualmente pelo companheiro da avó do jovem.
“O pai informou que o crime aconteceu no dia 8 de novembro, na residência onde a vítima morava. Na ocasião, o jovem estava sozinho, momento em que o autor chegou e aproveitou a situação para cometer o abuso. No entanto, o pai só teve conhecimento do ocorrido no dia em que fez a denúncia”, explicou o delegado.
Além disso, a vítima relatou à tia que, sempre que visitava a casa da avó, o homem tentava assediá-lo.
Na terça-feira (26/11), a equipe policial iniciou a coleta de informações, depoimentos de testemunhas e demais oitivas para esclarecer o caso. Com base nas evidências reunidas, na quarta-feira (27/11), a Polícia Civil solicitou à Justiça a prisão preventiva do autor, que foi prontamente decretada pelo Poder Judiciário.
A ordem foi cumprida nesta sexta-feira (29/11), quando o suspeito foi localizado e preso na rodovia federal BR-307, em Atalaia do Norte.
Procedimentos
O homem foi autuado por estupro de vulnerável e será submetido a uma audiência de custódia. Ele permanecerá à disposição da Justiça.