A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Presidente Figueiredo, prendeu em flagrante, na última sexta-feira (6), Graciane da Silva e Silva, de 41 anos, e Marcos Pereira de Souza, de 42 anos. Eles são acusados pelos crimes de maus-tratos seguidos de morte do bebê Richarllison de Souza Macedo, de apenas um mês de vida. A prisão ocorreu no município, que fica a 117 quilômetros de Manaus.

De acordo com o delegado Valdinei Silva, responsável pela 37ª DIP, a ação começou após médicos de uma unidade hospitalar notificarem a polícia sobre a chegada do bebê com sinais evidentes de maus-tratos. A equipe policial, acompanhada pelo Conselho Tutelar, foi até o hospital para investigar o caso.

“No hospital, o casal se apresentou como os pais da criança. No entanto, a conselheira tutelar percebeu que Graciane não apresentava características de quem teria dado à luz recentemente. Questionada, ela afirmou que o parto havia sido realizado em casa, por Marcos,” explicou o delegado.

Ainda segundo a autoridade policial, o casal foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Pouco depois, foi informado que a criança havia falecido, supostamente devido a um quadro de meningite. Durante novo interrogatório, descobriu-se que Graciane e Marcos não eram os pais do bebê, mas sim tios da vítima.

Adoção informal e negligência

As investigações revelaram que a mãe biológica do bebê, uma adolescente de 17 anos e irmã de Marcos, entregou a criança ao casal por não ter condições de criá-la. No entanto, Graciane e Marcos negligenciaram os cuidados necessários, o que resultou na morte do recém-nascido.

“A mãe confiou o bebê aos tios, mas, infelizmente, eles não ofereceram os cuidados necessários, o que levou a essa tragédia,” concluiu o delegado Valdinei Silva.

Próximos passos

Graciane e Marcos foram autuados pelos crimes de maus-tratos seguidos de morte e negligência. Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.

Artigo anteriorSíria: rebeldes avançam e cercam Damasco. Regime nega fuga de Assad
Próximo artigoAmazônia faz dobradinha e fatura os inéditos estaduais Sub-15 e Sub-17