O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou três decretos para fortalecer o monitoramento e tentar aumentar a receita das empresas públicas federais que estão dando prejuízo.
A assinatura dos documentos aconteceu após uma reunião nesta segunda-feira (9/12) com 16 ministros e o advogado-geral da União, Jorge Messias, no Palácio do Planalto.
O primeiro decreto atualiza a comissão de gestão de participação das estatais, o segundo regulamenta a legislação de supervisão das estatais e o terceiro facilita mudanças na gestão corporativa das empresas.
A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, conversou com a imprensa após a reunião. Ela adiantou que o governo fez um levantamento das empresas com problemas financeiros e mais dependentes do orçamento.
O principal decreto é o que facilita mudanças na gestão corporativa. Isso vai possibilitar a contratação de consultorias para identificar os possíveis gastos excessivos dessas empresas e novos meios para que elas consigam aumentar sua receita. Com informações de Metrópoles.