Nesta segunda-feira (09/12), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou o plano estratégico para 2025, destacando investimentos em saúde, segurança, habitação e educação. As ações, que visam melhorar a qualidade de vida dos amazonenses, estão contempladas na Lei Orçamentária Anual (LOA), enviada à Assembleia Legislativa, com previsão de orçamento de R$ 31,5 bilhões.
De acordo com Wilson Lima, as medidas não apenas ampliam serviços essenciais, mas também aproximam o governo das comunidades, promovendo inclusão social. “Para o ano de 2025, a gente vai focar nessas áreas, priorizando a questão das entregas e sobretudo essa presença nas comunidades. Nós vamos para mais próximo dessas pessoas, para que efetivamente a gente possa fazer essa entrega e que esse cidadão possa ser atendido”, ressaltou.
Principais ações anunciadas
Governo Presente
O projeto Governo Presente, que atendeu quase 100 mil pessoas em 2024, continuará em 2025. A iniciativa oferece serviços como emissão de documentos, atendimentos médicos e ações de cidadania, ampliando a inclusão social em Manaus e no interior.
Segurança
- Novos efetivos: A incorporação de mil policiais militares e 200 bombeiros reforçará a segurança nas ruas.
- Tecnologia contra o crime: Expansão do sistema Recuperafone, que auxilia na recuperação de celulares roubados, e do sistema Paredão, voltado para o monitoramento de placas de veículos.
Saúde
- Sistema de regulação: Implantação de um novo modelo para reduzir o tempo de espera por atendimentos médicos.
- Telemedicina: Contratação de um sistema que permitirá consultas à distância, ampliando o acesso à saúde em regiões remotas do estado.
Habitação
- Projetos habitacionais: Entrega de novas moradias nos projetos Prosamin+ da Sharp, Manaus 2000 e Residencial Maués.
- Prosai Parintins: Universalização do acesso a esgoto e água tratada na cidade de Parintins.
- Feirão Amazonas Meu Lar: Realização de edições bimestrais do feirão, facilitando o acesso da população à casa própria.
Fortalecimento da economia
Wilson Lima também anunciou medidas para aquecer a economia local. Entre elas, o pagamento antecipado da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais, programado para os dias 16 e 17 de dezembro, e o salário de dezembro, que será creditado nos dias 19 e 20. O Auxílio Estadual será pago no dia 20.
Essas ações devem injetar cerca de R$ 1,6 bilhão na economia do estado, beneficiando diretamente o comércio e o setor de serviços. A antecipação da primeira parcela do 13º em julho já havia contribuído para movimentar a economia no primeiro semestre de 2024.
Com essas iniciativas, o governo do Amazonas reforça seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico do estado.