Nesta terça-feira, 10 de dezembro, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou a homologação do concurso público da Guarda Municipal. O ato representa um marco no compromisso da gestão em ampliar e fortalecer a segurança pública da capital amazonense.
Com a homologação, os 230 aprovados no certame serão convocados para integrar a corporação, com início de suas atividades previsto para fevereiro de 2025. “A publicação dos aprovados será feita agora, e na última semana de janeiro ocorrerá a nomeação e entrega do fardamento. Assim, esses servidores estarão em atividade na primeira semana de fevereiro. Esse é o cronograma do chamamento”, informou o prefeito.
Reforço na segurança pública
David Almeida destacou que o concurso e os investimentos na Guarda Municipal fazem parte de um esforço contínuo da prefeitura para contribuir com a segurança da cidade. “Mesmo não sendo atribuição direta da Prefeitura de Manaus, estamos investindo na segurança pública com apoio de emendas, como as do senador Eduardo Braga. Nossa atuação será mais expressiva em terminais, feiras e no centro da cidade, aumentando a sensação de segurança da população”, ressaltou.
Além do aumento no efetivo, a Prefeitura de Manaus também investe na valorização dos servidores da Guarda Municipal, com melhorias em infraestrutura, como uma nova sede, aquisição de equipamentos modernos e viaturas.
Próximos passos
O secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Célio Guedes, explicou os trâmites após a assinatura da homologação. “O documento será enviado à Casa Civil para publicação no Diário Oficial do Município. Após a publicação, os aprovados serão convocados para apresentação de documentos, nomeação e início das atividades em fevereiro”, detalhou.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira Neto, reforçou a importância do reforço no efetivo. “A nomeação ocorrerá no final de janeiro, e em fevereiro esses guardas já estarão nas ruas, garantindo mais segurança para toda a população de Manaus.”
Expansão da Guarda Municipal
Com a nomeação dos 230 novos agentes, o número de guardas municipais armados será quadruplicado, passando dos atuais 60 para 290. Até o final de 2025, mais 120 aprovados do cadastro reserva serão convocados, totalizando 350 novos guardas e elevando o efetivo da Guarda Municipal para 800 agentes. A meta do prefeito David Almeida é alcançar um total de 1.500 agentes até o final de seu segundo mandato.
A homologação e os investimentos na Guarda Municipal refletem o compromisso da Prefeitura de Manaus com a proteção do patrimônio público e o apoio à comunidade, promovendo mais segurança e qualidade de vida para os manauaras.