A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (16), um homem de nacionalidade chinesa apontado como líder de uma organização criminosa que extorquia comerciantes em São Paulo. O suspeito estava foragido há pelo menos três anos, escondido na Venezuela, e tinha três mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo.

O grupo criminoso, originário da província de Fujian, na China, atuava principalmente na Rua 25 de Março e na Rua Santa Efigênia, no centro de São Paulo. De acordo com as investigações, os criminosos extorquiam comerciantes chineses, exigindo pagamentos mensais entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. A organização também é suspeita de ter cometido três homicídios contra comerciantes que se recusaram a atender às exigências do grupo.

O foragido havia escapado de uma grande operação policial realizada em São Paulo em 2017, que resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão. Na ocasião, as autoridades apreenderam sete armas de fogo com integrantes do grupo.

A captura ocorreu no município de Pacaraima, em Roraima, como parte da intensificação das ações da Polícia Federal em áreas de fronteira para reprimir a atuação de organizações criminosas e evitar a permanência de foragidos nessas regiões.

O preso foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

 

Artigo anteriorSaullo Vianna ressalta acordo de líderes para aprovar relatório de Eduardo Braga em benefício da ZFM
Próximo artigoTRE-AM julga hoje pedido de cassação do prefeito reeleito de Santa Isabel do Rio Negro; MP Eleitoral pede novas eleições