Fernando Nelson Neves Nascimento, de 37 anos, confessou para a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) que matou o próprio filho, identificado como Bernardo Souza Nascimento, de 6 anos, após não aceitar o fim do relacionamento com a esposa. O suspeito informou às autoridades que deu um achocolatado com um sedativo para a criança e depois a estrangulou.
Ainda conforme a perícia, na casa do suspeito, em cima da pia da cozinha, foi encontrado uma caneca com um achocolatado de coloração semelhante ao escorrimento que saia da boca da vítima. Outros medicamentos também estavam no local.
Segundo o delegado adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, Adriano Fernandes, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento com a mãe da vítima, de 42 anos. Ela chegou a pedir medida protetiva contra o pai da criança.
“Quando o casal terminava, ele perseguia a mulher, fazia violência psicológica, procurava no lugar de trabalho, na igreja. Ele prometia mudar e eles acabavam voltando. Mas no último término, em dezembro de 2024, ela procurou a delegacia, registrou boletim e falou que o Fernando ameaçava ela e as crianças”, informou o delegado.
Um dia antes do crime
Na véspera do dia do crime, o homem foi com a ex e Bernardo dar um passeio na praia e, ao retornarem para a casa, a criança comentou com o suspeito que a mãe planejava se mudar com os três filhos.
O delegado acredita que essa conversa foi o possível gatilho para o suspeito tomar a decisão de matar a criança com a intenção de atingir a ex-esposa. A polícia investiga se a morte do menino foi premeditada ou se o suspeito decidiu matá-lo após saber da mudança da ex-companheira.
“Quando voltavam para casa, o Bernardo, de forma inocente, disse que ele, a mãe e os outros irmãos iam se mudar. A gente não sabe se ele já estava com a intenção de matar antes ou se ele resolveu fazer isso quando ele soube que a ex ia se mudar. Estamos investigando”, comentou.
Dia do crime
No dia do crime, um dos irmãos mais velhos da vítima ligou para a polícia e informou que o suspeito, por volta das 17h30 de quinta-feira (30/1), ligou, ameaçou os filhos e confessou que tinha matado Bernardo.
Quando Bernardo foi encontrado, ele estava com espuma nos lábios, rigidez cadavérica e braços e pernas cruzados. O boletim de ocorrência da Polícia Militar consta que, no dia do crime, câmeras de segurança do condomínio flagraram o suspeito deixando o local por volta das 18h41 em uma motocicleta vermelha.
O suspeito foi encontrado pelos policiais no bairro República, em Vitória, e, durante a abordagem, ele não ofereceu resistência e foi preso. Na delegacia, ele confessou o crime, dizendo estar em depressão por não aceitar o fim do relacionamento.
Com informações de Metrópoles.